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Fundo de reserva no consórcio: entenda como funciona

Está interessado em entrar em um grupo de consorciados para adquirir um bem, mas ainda não sabe ao certo para que serve o fundo de reserva do consórcio? Siga com a leitura e tire suas dúvidas.

O que é?

O fundo de reserva do consórcio funciona como uma espécie de seguro. Este mecanismo é garantido pelas empresas responsáveis pelo consórcio, a partir do adicional de uma taxa sobre o valor cobrado nas mensalidades pagas pelo grupo.

Tal valor é cobrado com o objetivo de garantir a segurança dos consorciados diante da possibilidade de situações adversas. Este tipo de garantia é muito importante, principalmente para aqueles que investem em bens com valores altos.
Dentre as situações que podem oferecer risco para o coletivo, pode-se destacar momentos em que um ou vários dos integrantes entram em estado de inadimplência com o grupo, por qualquer que seja o motivo.
O que é o fundo de reserva do consórcio?
Já que os consórcios dependem do pagamento coletivo de todas as pessoas do grupo para a conquista de um bem ou serviço em comum, tal objetivo ficaria comprometido se algum membro deixasse de cumprir com as suas responsabilidades. Por isso, a importância do fundo reserva.

Outro exemplo de situação, menos frequente, se trata da possibilidade da empresa responsável pela criação e gerenciamento do grupo de consórcio encerrar suas atividades por motivos de falência.

Neste caso, o fundo de reserva também serviria como uma garantia para todos os participantes.

Como funciona a devolução do fundo de reserva do consórcio?

Caso esteja se perguntando como funciona a devolução do fundo de reserva do consórcio, saiba que o processo é simples. Já que o dinheiro do fundo se trata de um valor destinado para o uso em emergências, é possível (e desejado) que a reserva acabe não sendo acionada pela administradora.

Nesta situação, é necessário que o valor aplicado pelos consorciados seja devolvido aos mesmos.

Esta devolutiva é realizada a partir de um cálculo feito pela administradora. A empresa analisa o valor de quanto recebeu e da quantia que foi, de fato, usada para a cobertura de todas as despesas.

Tal processo precisa ser feito em até 60 dias após o encerramento do grupo de consórcio. A administradora usa este período para calcular todos os valores e dividi-los entre cada um dos clientes ativos do grupo.

Em razão da sobra de algum dinheiro, o valor deve ser repartido igualmente entre os integrantes do coletivo. A maioria dos contratos também prevê que o ressarcimento do fundo de reserva deva garantir o acréscimo dos rendimentos financeiros.

Na prática, isso significa que, caso o fundo não tenha sido utilizado em nenhum momento enquanto o grupo esteve ativo, é possível que os consorciados recebam um valor ainda maior do que investiram inicialmente.

Como funciona a devolução do fundo de reserva do consórcio?

Como saber o valor do fundo de reserva do consórcio?

Para saber o valor do fundo reserva do consórcio a ser acumulado, o cálculo é simples. Basta dividir a taxa cobrada pela empresa pelo número de mensalidades estabelecidas no início do investimento. Por exemplo, imagine que você faz parte de um consórcio de imóveis e seu grupo concordou com o prazo de 200 meses para encerrar as atividades.

Diante da aplicação de uma taxa de 0,5% para o fundo de reserva durante este prazo, a cobrança mensal seria de 0,0025% em cada parcela.

Por isso é importante que se busque por empresas que tenham taxas justas antes de assinar com um grupo.

Como retirar o fundo de reserva do consórcio?

Caso seu grupo já tenha encerrado as atividades, ou seja, se todos os integrantes já foram contemplados, é preciso entrar em contato com a administradora para saber sobre o fundo de reserva.

Caso contrário, em alguns casos, a administradora pode cobrar uma taxa de permanência mensal pelo valor não retirado.

Deste modo, o recolhimento é realizado enquanto o valor permanece sob os cuidados da administradora. Caso não seja reclamado a tempo, o montante pode ser zerado junto com a dívida.

Se você fez este contato e o prazo de 60 dias já passou sem que você tenha recebido o valor do fundo, não deixe de falar com a empresa pelo SAC para avaliar a situação.

O que é o saldo remanescente de um consórcio?

O saldo remanescente de um consórcio diz respeito ao valor que, por vezes, pode sobrar diante do encerramento de um grupo consórcio, como dito anteriormente.

É importante notar que, mesmo que o fundo de reserva tenha sido usado por algum motivo, ainda é possível que haja recursos remanescentes.


Cabe à empresa responsável por administrar o grupo de consórcio informar se há algum saldo disponível.

Devolvendo dinheiro que pode por vezes sobrar do grupo de consórcio

Quem deve pagar o fundo de reserva?

Se ainda está em dúvida sobre quem deve pagar o fundo de reserva, saiba que cabe a todas as pessoas que integram o grupo realizar o pagamento mensal da taxa direcionada ao fundo de reserva do consórcio.

Não é possível deixar de efetuar este pagamento e, caso aconteça, o membro em questão será taxado como inadimplente.

Também cabe à empresa pagar a devolutiva do saldo do fundo de reserva, caso o montante não tenha sido usado.

Para ter certeza de que seus direitos serão respeitados, é importante buscar por empresas de confiança no setor.

Se você é de São José dos Campos – SP ou região, conte com a Porto Vale para realizar os seus sonhos.

A empresa é credenciada pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios – a ABAC, e é a maior seguradora parceira do grupo Porto.

A Porto Vale Consórcio tem um time de especialistas composto por cerca de 300 profissionais com vasta experiência na área de consórcios, experts em garantir a satisfação dos clientes. Entre em contato e confira as condições!

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