O consórcio de imóveis é um assunto que ainda gera muitas dúvidas. Ele é um excelente método para quem busca uma opção estratégica e inteligente de adquirir um imóvel, e aqui você vai descobrir mais sobre o prazo do consórcio.
Com o crédito, você pode construir, reformar, comprar um terreno ou uma nova casa.
De uma forma geral, o consórcio é bastante confundido com o financiamento, mas possui benefícios exclusivos e diferenças significativas no modelo de investimento, principalmente no prazo do consórcio que é menor quando comparado ao financiamento. Continue a leitura para saber mais sobre os planos da Porto Vale para o seu consórcio.
O grupo é formado por uma administradora, como a Porto Seguro, que é autorizada e fiscalizada pelo Banco Central.
Dessa forma, cada pessoa passa a ser responsável por uma parcela mensal e uma taxa de administração do consórcio, e espera ser contemplada para receber sua carta de crédito e conseguir adquirir seu imóvel.
Em caso de atraso nas parcelas, o pagador sofre uma “penalidade”: ele só pode ser contemplado na assembleia caso seus pagamentos estejam em dia, dentro do vencimento estipulado.
Se a situação de pagamento estiver irregular, o cliente não pode receber o crédito. Assim, é importante estar atento aos pagamentos pontuais.
A princípio, a contemplação é realizada através de sorteios, que é a forma mais frequente, já que ocorre mensalmente nas assembleias, e todos do grupo possuem as mesmas chances de ganhar.
No entanto, existe uma forma de ampliar as chances de ser contemplado no consórcio da Porto Seguro, que é através dos lances.
Os lances funcionam como um leilão, onde o maior valor oferecido será o vencedor. Eles podem ser feitos com recursos próprios, FGTS e, até mesmo, com parte do crédito contratado nos planos da Porto.
Assim, como existem créditos diferentes dentro de um mesmo grupo, o valor mais alto é calculado por porcentagem.
Além disso, existem modalidades diferentes de lance. No lance livre, por exemplo, o pagador pode ofertar desde o valor de uma parcela até a quantia total de quitação do consórcio.
Também há o lance fixo, onde se oferta um valor fixo de 40%. Nesse formato, é realizado um sorteio entre as pessoas que ofereceram o mesmo valor.
Por fim, existe o lance embutido. Nele, se utiliza uma quantia de 30% do crédito do consórcio de imóvel para potencializar o valor que será ofertado.
A saber, o crédito do consórcio de imóveis da Porto Seguro pode ser resgatado imediatamente após a contemplação. Com o valor, você pode comprar um imóvel, terreno, construir ou reformar.
A Porto oferece o auxílio necessário para a compra do seu bem com análise de crédito e do imóvel.
Porém, também existe a possibilidade de não utilizar o crédito de forma imediata. A Porto deixa o seu crédito aplicado com rendimentos bons, de forma segura, até o final do grupo.
1. O que é o consórcio?
2. Quem pode fazer um consórcio
3. Vantagens do consórcio
4. Taxa de Adesão
5. Contemplação do consórcio
6. Carta de crédito
7. Prazos do consórcio
8. Modalidades de consórcio
9. Administradora de consórcios
10. Usando FGTS no consórcio
11. Tudo sobre Grupos de consórcio
12. Consórcio para Investimentos
13. O que é Fundo de reserva
14. História do consórcio
15. Quitação de financiamento
16. Carta de crédito contemplada
17. Consórcio ou financiamento
18. Modificando a carta de crédito
19. Consórcio para Imóveis na planta