Porto Vale Consorcio

Sumário

História do consórcio no brasil

A história do consórcio no Brasil está muito relacionada ao desenvolvimento do país e à realidade econômica de grande parte da população brasileira. Entender esse processo mostra como os consórcios se consolidaram entre as modalidades de investimento preferidas no país.

Neste artigo, você vai ler sobre como surgiu o consórcio no Brasil e de que forma este investimento vem contribuindo para a realização dos sonhos de milhões de brasileiros. Confira!

Quando surgiu o consórcio no Brasil?

A história do consórcio no Brasil começou nos anos 60, na cidade de Brasília. Dois indivíduos resolveram reunir um grupo de pessoas que desejavam comprar um carro, mas não tinham condições de pagar o valor total do bem imediatamente. Dessa forma, eles decidiram se juntar para pagar as parcelas e realizar um sorteio para conseguir o automóvel.

Foi assim que aquilo que hoje conhecemos como consórcio surgiu. Naquele momento, a capital do Brasil estava se desenvolvendo e ganhando as primeiras avenidas perfeitas para os carros trafegarem, aumentando a vontade dos moradores de adquirirem um veículo próprio.

O desafio para conquistar um carro, no entanto, era grande, porque os bancos dificilmente concediam créditos e os veículos tinham valores muito altos. A opção do consórcio era muito atraente, pois oferecia chances de aquisição desses bens sem juros.

Surgimento dos grupos de consórcio no Brasil

Conforme o consórcio se popularizou no país, o poder público percebeu que precisava regular o funcionamento dessa modalidade. Dessa maneira, a relação do consórcio com o modo de consumo dos brasileiros se tornou mais próxima.

Conheça melhor a história do consórcio a partir de uma linha do tempo

Para entender o que significa um grupo de consórcio é preciso pensar no mesmo como uma sociedade. Esta pode ser composta por pessoas físicas, organizações, governos ou empresas.

História do consórcio nos anos 1960
Anos 60: Após os primeiros experimentos na história do consórcio no país, a prática começou a se popularizar e se espalhar para diversas regiões. Até o final dos anos 60, houve a primeira regulamentação dos consórcios nas instituições bancárias e já existiam milhares de brasileiros investindo nesta opção.
História do consórcio nos anos 1970
Anos 70: Neste momento, o consórcio já tinha despertado interesse até de outros países da América do Sul, como Argentina e Uruguai. Em 1971, também foi criada uma lei que regulamentava todas as práticas que contassem com sorteios e foram adotadas medidas para a proteção da poupança dos indivíduos.
História do consórcio nos anos 1980
Anos 80: O consórcio ultrapassou o segmento automobilístico, passando a ser usado também para a compra de eletrodomésticos, veículos pesados e motocicletas. Foi no final desta década que a Constituição Federal inclusive reconheceu a sua importância. Além disso, ele foi incluído nas matérias de competência privativa da União.
História do consórcio nos anos 1990
Anos 90: Essa década foi marcada por uma mudança grande na história do consórcio no Brasil, pois essa prática passou a servir também para a compra de imóveis. Isso possibilitou que milhares de brasileiros pudessem finalmente adquirir a casa própria. Foi também nos anos 90 que os consórcios passaram a ser de responsabilidade do Banco Central.
História do consórcio nos anos 2000 e 2010
Anos 2000/2010: A partir de 2008, o consórcio ficou ainda mais consolidado no país, já que foi aprovada uma lei própria para o seu funcionamento. Isso fez com que a prática se tornasse ainda mais sofisticada, e o modelo de consórcio fosse aperfeiçoado.
Desde então, o consórcio se consagrou como uma estratégia capaz de possibilitar que as pessoas possam adquirir carros, motos, apartamentos, casas e eletrodomésticos.
História do consórcio nos anos 2021
Anos 2021: Mesmo com diversos setores em crise por conta da pandemia de Covid-19, os consórcios bateram recorde de vendas. Foram cerca de 3,5 milhões de adesões e mais de R$ 220 bilhões movimentados na economia. Isso mostrou que os consórcios são uma opção que contribui muito para a vida financeira do país.

Qual o consórcio mais antigo do Brasil?

A Willys Overland foi a primeira empresa a contar com um consórcio na história do Brasil. Ainda em 1967, essa empresa automobilística estadunidense tinha quase 60 mil clientes consorciados em sua lista. Isso porque os automóveis, como já dito, viraram uma febre no país e todos queriam adquirir um.

Para a maioria dos brasileiros, pagar as parcelas junto com um grupo de pessoas e esperar para ser sorteado era a opção mais viável. Por isso, rapidamente outras empresas de carro também adotaram o sistema.

Não à toa, durante tanto tempo os consórcios se dedicaram apenas aos automóveis. Com isso, muitas empresas se popularizaram no mercado e criaram consórcios para outras atividades, mas sempre mantendo o consórcio de carro em evidência.

Quando foi inventado o consórcio?

O consórcio foi inventado em 1961, em Brasília. Por isso, a história do consórcio no Brasil tem início nos anos 60 e se estende desde então, se tornando popular em vários outros países do mundo.


Até hoje, os consórcios têm o mesmo objetivo: unir pessoas que tenham um interesse em comum na aquisição de um determinado bem e ajudá-las a conseguirem atingir essa meta com a criação de uma poupança.

Embora tenha sido inventada há 61 anos, a opção do consórcio já se modernizou bastante no país e, por isso mesmo, o número de adesões tem crescido. Em um cenário de crise e instabilidade econômica, as parcelas do consórcio representam uma ótima oportunidade para os indivíduos que querem adquirir um carro ou um imóvel, por exemplo.

Lâmpada simbolizando a ideia de iniciar a história do consórcio

Qual a origem do consórcio?

Nem todos sabem, mas o consórcio é algo utilizado no mundo inteiro e foi inventado no Brasil.

A história do consórcio está totalmente relacionada com a cidade de Brasília, com o crescimento econômico do país e com um grande impulso para a nossa tradição automobilística. Como já dito, tudo começou em 1961, quando dois funcionários tiveram a brilhante ideia de criar uma poupança coletiva para financiar a aquisição de carros.

Foram os funcionários do Banco do Brasil, Luiz Henrique Horta e José Francisco Costa Meirelles, que se juntaram a um grupo de amigos interessados em comprar um carro. Assim, eles foram pagando as parcelas e decidiram quem ficaria com o carro primeiro através de um sorteio.

Pouco tempo depois, sem que fosse algo planejado por eles, várias outras empresas e grupos passaram a adotar essa opção. O cenário ainda não apresentava a regulamentação devida, mas já era possível notar que a opção tinha vindo para ficar no mercado brasileiro.

Montando um quebra cabeça

Quais as maiores administradoras de consórcio do Brasil?

As maiores administradoras de consórcio do Brasil, de acordo com um ranking do Banco Central, incluem empresas como CNK Administradora, Reserva Administradora de Consórcios, Cooperativa Mista Jockey Club de São Paulo, Porto Seguro Administradora de Consórcios e muitas outras.

A Porto Seguro Administradora existe no Brasil desde 1945, pois atua em diversas áreas. Hoje, a administradora conta com mais de 27 empresas, e começou a venda de consórcios em 1976, com as parcelas para adquirir automóveis.

A Porto Vale Consórcio é uma dessas empresas do grupo, e está sempre entre as corretoras que mais vendem cotas de consórcio no mercado nacional.

Consórcio porto seguro faz parte dessa história

O Consórcio Porto Seguro faz parte dessa história, pois logo que os consórcios se popularizaram, a empresa viu a oportunidade de ingressar neste mercado. Foi em 1976 que ela começou a oferecer essa opção, sendo uma das primeiras administradoras do Brasil a trazer essa oportunidade para a população adquirir carros.

Logo que a opção dos consórcios para imóveis começou a ser utilizada no país, a empresa também a incorporou em seu portfólio. Em 1999, a Porto Seguro iniciou as vendas das cotas para esse tipo de investimento.
Logo Porto Seguro

Pouco tempo depois, sem que fosse algo planejado por eles, várias outras empresas e grupos passaram a adotar essa opção. O cenário ainda não apresentava a regulamentação devida, mas já era possível notar que a opção tinha vindo para ficar no mercado brasileiro.

Hoje, a empresa é uma das maiores do mercado brasileiro e contempla diversas famílias todos os anos. Seguindo a tradição histórica, a empresa trabalha com várias opções para os consorciados adquirirem seus carros.

Em 2021, inclusive lançou o “Plano Alcance”. Essa medida permitiu que os consorciados adquirissem carros zero quilômetros ou seminovos com uma redução de 20% nas parcelas.

A Porto Vale é uma das empresas que vendem consórcio da Porto Seguro, e sabe que essa é uma das melhores opções de investimento do mercado. O consórcio busca sempre ser econômico, acessível, flexível e com opções personalizadas para trazer ainda mais vantagens ao consumidor.

Quantas administradoreas de consórcio existem no Brasil?

De acordo com a Associação Brasileira de Administração de Consórcios, são 120 administradoras cadastradas. A melhor forma de contar esse número é através da associação, pois lá estão as empresas mais qualificadas e confiáveis.

O grande número de administradoras demonstra que essa opção tem dominado o mercado e se tornado muito importante para a economia brasileira. Isso também demonstra o quanto a Lei do Consórcio ajudou esse modo de financiamento a se popularizar e se tornar regular.

Sem essa opção, é notável que diversas famílias não teriam a oportunidade de adquirir seus bens.

ABAC e a história do consórcio

A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios é uma entidade que existe para representar o Sistema de Consórcios no país.

Ela foi fundada em 1967, logo depois que o modo de financiamento se popularizou. Atualmente, a entidade desenvolve um papel muito importante para que as normas sejam cumpridas, já que trabalha com empresas credenciadas. Além disso, atua como representante da classe nos órgãos públicos e na imprensa.

Saiba por que vale a pena investir em consórcios

A história do consórcio no Brasil, inclusive nos últimos anos, mostra que investir em consórcios é uma opção muito interessante. A vantagem desse método é justamente poder fazer o parcelamento sem juros, tendo apenas uma pequena taxa embutida. Esse valor nem se compara com o que os bancos utilizam nas cobranças de financiamentos.

Isso faz com que o pagamento final também seja menor do que nas outras formas de pagamento parcelado. Além disso, os consórcios não exigem investimento de entrada como em grande parte dos financiamentos e investimentos.
vale a pena investir em consórcios

Outra vantagem deste método é que o seu poder de compra é mantido, pois o valor da carta de crédito do consórcio sempre passa por reajustes. Isso também faz com que, mesmo que o investidor não seja contemplado em um primeiro momento do grupo, seu investimento continue valendo da mesma forma.

A compra dos bens, com o consórcio, é feita como se você tivesse o dinheiro à vista. Isso garante oportunidades bem melhores de negociação e preços mais baixos.

Nos consórcios também é possível usar o FGTS para diversas operações, como para fazer um lance, pagar saldo devedor, complementar a carta de crédito e pagar as parcelas em dia. Esse recurso, no entanto, só pode ser utilizado para imóveis.

Invista no consórcio Porto Vale

O consórcio pode não ter retorno imediato, mas é uma opção perfeita para quem quer economizar e adquirir um bem de maneira planejada. Esse tipo de investimento torna os indivíduos disciplinados quanto ao que querem, fazendo com que de fato consigam comprar os bens que desejam e pagando menos por isso.

O Consórcio Porto Vale é a opção ideal para quem se interessa por essa forma de aquisição. Existem opções para carro próprio, imóvel residencial, imóvel comercial, reforma, energia solar, caminhão, construção e muito mais.

Esse consórcio é confiável e vai te instruir nas melhores opções para que você realize seus sonhos e tenha uma boa economia. A empresa trabalha com responsabilidade e ética, sendo líder de vendas de cotas em toda a rede Porto Seguro.

São diversos profissionais especializados atuando para te orientar. Em um momento de crise no Brasil, as vendas continuaram crescendo e possibilitando transformações na vida das pessoas. Isso mostra o quanto essa opção é vantajosa para a população.

Para saber mais sobre a modalidade, é só acessar o site do Consórcio Porto Vale para conferir as opções e o quanto você vai economizar com essa forma de investimento.

Você também pode encontrar os depoimentos dos consorciados e ver o quanto esse recurso pode te beneficiar. Venha fazer parte da história do consórcio no Brasil! Entre em contato com a nossa equipe de atendimento!
Logo Porto Vale