Foi assim que aquilo que hoje conhecemos como consórcio surgiu. Naquele momento, a capital do Brasil estava se desenvolvendo e ganhando as primeiras avenidas perfeitas para os carros trafegarem, aumentando a vontade dos moradores de adquirirem um veículo próprio.
O desafio para conquistar um carro, no entanto, era grande, porque os bancos dificilmente concediam créditos e os veículos tinham valores muito altos. A opção do consórcio era muito atraente, pois oferecia chances de aquisição desses bens sem juros.
Conforme o consórcio se popularizou no país, o poder público percebeu que precisava regular o funcionamento dessa modalidade. Dessa maneira, a relação do consórcio com o modo de consumo dos brasileiros se tornou mais próxima.
Para entender o que significa um grupo de consórcio é preciso pensar no mesmo como uma sociedade. Esta pode ser composta por pessoas físicas, organizações, governos ou empresas.
O consórcio foi inventado em 1961, em Brasília. Por isso, a história do consórcio no Brasil tem início nos anos 60 e se estende desde então, se tornando popular em vários outros países do mundo.
Até hoje, os consórcios têm o mesmo objetivo: unir pessoas que tenham um interesse em comum na aquisição de um determinado bem e ajudá-las a conseguirem atingir essa meta com a criação de uma poupança.
Embora tenha sido inventada há 61 anos, a opção do consórcio já se modernizou bastante no país e, por isso mesmo, o número de adesões tem crescido. Em um cenário de crise e instabilidade econômica, as parcelas do consórcio representam uma ótima oportunidade para os indivíduos que querem adquirir um carro ou um imóvel, por exemplo.
Nem todos sabem, mas o consórcio é algo utilizado no mundo inteiro e foi inventado no Brasil.
A história do consórcio está totalmente relacionada com a cidade de Brasília, com o crescimento econômico do país e com um grande impulso para a nossa tradição automobilística. Como já dito, tudo começou em 1961, quando dois funcionários tiveram a brilhante ideia de criar uma poupança coletiva para financiar a aquisição de carros.
Foram os funcionários do Banco do Brasil, Luiz Henrique Horta e José Francisco Costa Meirelles, que se juntaram a um grupo de amigos interessados em comprar um carro. Assim, eles foram pagando as parcelas e decidiram quem ficaria com o carro primeiro através de um sorteio.
Pouco tempo depois, sem que fosse algo planejado por eles, várias outras empresas e grupos passaram a adotar essa opção. O cenário ainda não apresentava a regulamentação devida, mas já era possível notar que a opção tinha vindo para ficar no mercado brasileiro.
As maiores administradoras de consórcio do Brasil, de acordo com um ranking do Banco Central, incluem empresas como CNK Administradora, Reserva Administradora de Consórcios, Cooperativa Mista Jockey Club de São Paulo, Porto Seguro Administradora de Consórcios e muitas outras.
A Porto Seguro Administradora existe no Brasil desde 1945, pois atua em diversas áreas. Hoje, a administradora conta com mais de 27 empresas, e começou a venda de consórcios em 1976, com as parcelas para adquirir automóveis.
A Porto Vale Consórcio é uma dessas empresas do grupo, e está sempre entre as corretoras que mais vendem cotas de consórcio no mercado nacional.
Pouco tempo depois, sem que fosse algo planejado por eles, várias outras empresas e grupos passaram a adotar essa opção. O cenário ainda não apresentava a regulamentação devida, mas já era possível notar que a opção tinha vindo para ficar no mercado brasileiro.
Hoje, a empresa é uma das maiores do mercado brasileiro e contempla diversas famílias todos os anos. Seguindo a tradição histórica, a empresa trabalha com várias opções para os consorciados adquirirem seus carros.
A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios é uma entidade que existe para representar o Sistema de Consórcios no país.
Ela foi fundada em 1967, logo depois que o modo de financiamento se popularizou. Atualmente, a entidade desenvolve um papel muito importante para que as normas sejam cumpridas, já que trabalha com empresas credenciadas. Além disso, atua como representante da classe nos órgãos públicos e na imprensa.
Outra vantagem deste método é que o seu poder de compra é mantido, pois o valor da carta de crédito do consórcio sempre passa por reajustes. Isso também faz com que, mesmo que o investidor não seja contemplado em um primeiro momento do grupo, seu investimento continue valendo da mesma forma.
O consórcio pode não ter retorno imediato, mas é uma opção perfeita para quem quer economizar e adquirir um bem de maneira planejada. Esse tipo de investimento torna os indivíduos disciplinados quanto ao que querem, fazendo com que de fato consigam comprar os bens que desejam e pagando menos por isso.
O Consórcio Porto Vale é a opção ideal para quem se interessa por essa forma de aquisição. Existem opções para carro próprio, imóvel residencial, imóvel comercial, reforma, energia solar, caminhão, construção e muito mais.
Esse consórcio é confiável e vai te instruir nas melhores opções para que você realize seus sonhos e tenha uma boa economia. A empresa trabalha com responsabilidade e ética, sendo líder de vendas de cotas em toda a rede Porto Seguro.
São diversos profissionais especializados atuando para te orientar. Em um momento de crise no Brasil, as vendas continuaram crescendo e possibilitando transformações na vida das pessoas. Isso mostra o quanto essa opção é vantajosa para a população.
1. O que é o consórcio?
2. Quem pode fazer um consórcio
3. Vantagens do consórcio
4. Taxa de Adesão
5. Contemplação do consórcio
6. Carta de crédito
7. Prazos do consórcio
8. Modalidades de consórcio
9. Administradora de consórcios
10. Usando FGTS no consórcio
11. Tudo sobre Grupos de consórcio
12. Consórcio para Investimentos
13. O que é Fundo de reserva
14. História do consórcio
15. Quitação de financiamento
16. Carta de crédito contemplada
17. Consórcio ou financiamento
18. Modificando a carta de crédito
19. Consórcio para Imóveis na planta