Porto Vale Consorcio

Porto Vale Consorcio

GUIA DO CONSÓRCIO

Sumário

Aumento ou diminuição da carta de crédito: entenda como funciona

A chance de realizar o aumento ou diminuição da carta de crédito é um fator importante para todos os futuros consorciados.

Esta possibilidade pode ser muito útil na hora de escolher outro bem ou serviço, ou ainda, abater as parcelas que ainda restam para o término do pagamento do investimento.

Para entender como este processo funciona, preparamos um conteúdo completo para você ficar a par de tudo. Boa leitura!

O que é e como funciona a alteração do valor da carta de crédito

A alteração do valor da carta de crédito diz respeito à realização de uma mudança em relação ao montante que seria recebido com a contemplação no grupo de consórcio.

Para alterar este valor, é preciso encaminhar um pedido de análise para a empresa responsável pela administração do grupo.

Depois disso, a empresa irá avaliar se o grupo vai conseguir suportar o novo valor estipulado. Também vai fazer um novo cálculo para as mensalidades e irá investigar se o cliente que fez o pedido tem capacidade de honrar o novo compromisso.
Por exemplo, imagine que você entrou em um consórcio de imóveis com uma carta de crédito no valor de 150 mil reais.

Entretanto, o imóvel que você deseja adquirir agora foi estipulado em 200 mil reais. Para analisar se você vai conseguir arcar com os custos e responsabilidades do novo valor, a empresa precisa reavaliar seu status enquanto cliente.
Realizando o aumento do valor da carta de crédito

Posso aumentar ou reduzir meu crédito no consórcio?

Sim, você pode aumentar ou reduzir seu crédito. Como explicado anteriormente, para aumentar a cota é preciso que haja uma avaliação das condições financeiras do consorciado e, se necessário, um consenso com o grupo.

Se você desejar reduzir o valor do crédito, a diferença entre o montante estipulado previamente e o novo valor deve ser usada de uma maneira específica.

Estas questões, que precisam estar em acordo com a Circular 3.432 estabelecida pelo Banco Central do Brasil, devem estar explicitadas no contrato, e podem ser diferentes de acordo com cada grupo, modalidade de consórcio e empresa responsável.

É importante reforçar que o procedimento para aumentar ou reduzir seu crédito é algo que, idealmente, precisa ser discutido com os outros membros do grupo, para evitar que alguém saia prejudicado.

Como funciona o reajuste da carta de crédito

Na maior parte dos casos, o reajuste da carta de crédito costuma ocorrer em até 12 meses depois que a primeira assembleia do grupo de consorciados acontecer.

Esta taxa pode parecer como um gasto a mais para quem ainda não está familiarizado com o assunto, mas cumpre um papel importantíssimo. É graças à taxa de reajuste que a administradora do consórcio consegue garantir que o bem ou serviço almejado não fique desvalorizado ao longo do tempo.

Depois da primeira reunião do grupo, a atualização do valor será realizada anualmente. Em algumas empresas e modelos de consórcio, é possível que este reajuste aconteça com outra frequência, algo que deve estar posto de forma clara no contrato.

Como é feito o reajuste do consórcio

O reajuste do valor do consórcio é feito a partir da aplicação de uma taxa em cima da cota da carta de crédito. Esta taxa é estabelecida a partir da previsão de algumas questões, entre elas, a inflação.

A empresa realiza um estudo para prever seu índice para o próximo ano. A porcentagem prevista é aplicada às parcelas dos membros do grupo, mesmo daqueles que já foram contemplados no início do consórcio.

Isso porque, mesmo depois de ter adquirido a carta de crédito, os consorciados ainda são obrigados a honrar com as parcelas previstas até que o grupo seja encerrado.

Quando o valor do bem é menor que a carta de crédito?

Diante da possibilidade do preço do bem ser menor do que o valor da carta de crédito, saiba que é possível fazer as adaptações necessárias, se você estiver ao lado de uma empresa de confiança, como a Porto Vale Consórcio.

Afinal, é natural que os bens sofram variações de preço no mercado com a passagem do tempo. Por isso, é indispensável que as administradoras ofereçam a flexibilidade necessária para que o consorciado possa usar a carta da melhor forma possível.

A Circular 3.432 do Banco Central do Brasil prevê três maneiras possíveis para que você possa fazer uso da diferença do valor da sua carta de crédito:


“I – Pagamento de obrigações financeiras, vinculadas ao bem ou serviço, observado o limite total de 10% (dez por cento) do valor do crédito objeto da contemplação, relativamente às despesas com transferência de propriedade, tributos, registros cartoriais, instituições de registro e seguros;

II – Quitação das prestações vincendas na forma estabelecida no contrato;

III – Devolução do crédito em espécie ao consorciado quando suas obrigações financeiras, para com o grupo, estiverem integralmente quitadas.”


Para entender melhor como se daria o uso do crédito neste tipo de realidade, pense que você foi contemplado com uma carta no valor de 300 mil reais em um consórcio de imóveis Porto Seguro.

Caso o imóvel que você quer comprar tenha sido avaliado em torno dos 250 mil, você ainda poderá usar sua carta contemplada para adquirir a propriedade e usar o valor excedente para acertar outras questões pertinentes ao imóvel, por exemplo.

É possível aumentar o valor da carta de crédito?

Se você fechou um contrato com um grupo do consórcio Porto Seguro, o primeiro passo para saber se será possível aumentar o valor da carta de crédito é entrar em contato com os agentes da empresa.

É preciso confirmar se uma alteração contratual é possível dentro do seu grupo. Afinal, qualquer tipo de alteração pode afetar os demais integrantes.

Realizando o aumento do valor da carta de crédito

 

Outro ponto importante no qual você deve prestar atenção é: não é possível solicitar o aumento da carta de crédito depois de contemplado.

Seja você o cotista que acabou de ganhar a carta ou alguém que comprou uma carta já contemplada, tenha a ciência de que, neste caso, alterar o valor do crédito não é possível.

Como reduzir o valor da parcela do consórcio

Se você está procurando por formas de reduzir o valor da parcela do consórcio, saiba que entrar com um pedido de diminuição da carta de crédito possibilita tal coisa.

Ao autorizar a mudança de valor do crédito, a administradora realiza um novo cálculo sobre o saldo devedor. Este é feito em acordo com o novo valor do crédito, o que automaticamente vai refletir nas prestações que você ainda precisa pagar.

Para saber sobre outras possibilidades, não deixe de conversar com a sua empresa. Para quem fechar negócio com os grupos do consórcio Porto Seguro, o atendimento é rápido e personalizado.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais? Fique de olho para não perder nenhuma publicação!
Fundo do formulário

Faça já uma simulação