Porto Vale Consorcio

Porto Vale Consorcio
Artigos do consórcio
Tudo o que você precisa saber sobre o consórcio
Consórcio Porto

Parcelas reduzidas em 25%

Faça já uma simulação

O que é consórcio: como funciona e vantagens

o que é o consorcio e como funciona

Sumário

Tudo que você precisa saber sobre consórcios e como participar de um grupo ainda em 2024

Você, provavelmente, já sabe o que é consórcio. Mas será que realmente entende as particularidades e benefícios dessa forma de autofinanciamento que está ficando cada vez mais popular no Brasil?

O consórcio é uma modalidade de compra colaborativa que existe para facilitar a aquisição de bens e serviços de alto valor, como imóveis e veículos, motos, placas solares, reformas e, até mesmo, investimentos.

Este é um sistema no qual um grupo de pessoas se une para formar um fundo financeiro em comum, administrado por uma empresa especializada.

Os participantes, que são chamados de consorciados, contribuem mensalmente com parcelas previamente acordadas e, assim, participam das assembleias nas quais ocorrem sorteios e lances que determinam quais membros serão contemplados com a carta de crédito.

A carta de crédito, por sua vez, é o valor total do consórcio e permite a aquisição do bem ou serviço desejado à vista.

O setor está amplamente aquecido. Dados da ABAC – Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios revelam que, em 2023, houve um crescimento de 16,6% no consórcio de imóveis, por exemplo.

Também registraram alta os consórcios de veículos leves, motocicletas, veículos pesados, eletros e serviços.

A pesquisa mostra ainda que as contemplações cresceram 6,6%, deixando mais participantes satisfeitos e com seus objetivos financeiros realizados.

Com números tão expressivos e relevantes, o consórcio mostra que está presente na cultura do consumidor como uma forma eficiente de conquistar a casa própria, trocar de veículo, acumular patrimônio ou, até mesmo, comprar uma bicicleta.

Qual a vantagem de se fazer um consórcio?

Fazer um consórcio oferece várias vantagens, sendo uma das principais a ausência de juros.

Diferentemente dos financiamentos bancários tradicionais, nos consórcios, os participantes pagam apenas uma taxa de administração, o que torna essa opção mais econômica em médio e longo prazo.

Além disso, o consórcio promove disciplina financeira, pois exige que os participantes façam contribuições mensais regulares, facilitando o planejamento e a organização das finanças pessoais.

Dessa forma, a vantagem do consórcio é que ele permite que os consorciados adquiram bens de alto valor sem comprometer excessivamente seu orçamento, com parcelas mais acessíveis.

O consórcio também é muito mais flexível

Os consorciados podem determinar o valor das parcelas de acordo com sua capacidade financeira, e, em muitos casos, é possível utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para dar lances ou complementar o valor da carta de crédito nos consórcios de imóveis.

A modalidade oferece a possibilidade de contemplação por sorteio ou lance, e isso pode acelerar a aquisição do bem desejado, como uma casa própria ou apartamento.

Todas essas características tornam o consórcio uma opção atrativa para quem busca adquirir bens de maneira planejada e financeiramente sustentável.

Quando devo fazer um consórcio?

Optar por fazer um consórcio é uma decisão estratégica, especialmente quando se pretende adquirir um bem de alto valor, como um imóvel.

Reforçando, se você não quer desperdiçar dinheiro com juros bancários, o consórcio é a melhor opção.

Além disso, o consórcio é ideal para quem precisa de um planejamento financeiro que não comprometa o orçamento mensal, e a Porto Vale Consórcio oferece planos com parcelas reduzidas até a contemplação.

Como as parcelas são previamente estabelecidas e não incluem juros, o valor das contribuições mensais é mais leve e previsível, e não “pesa no bolso”.

Com planejamento financeiro e um pouco de disciplina, além do suporte adicional que os consultores da Porto Vale oferecem, é possível realizar grandes conquistas pessoais.

O consórcio é uma excelente opção de investimento para aqueles que têm dificuldades em poupar dinheiro por conta própria, pois atua como uma espécie de “poupança forçada”, garantindo que os recursos sejam destinados especificamente para a aquisição do bem ou serviço desejado.

Dessa forma, você não vai se auto boicotar, como acontece com muita gente que tenta guardar dinheiro na poupança, mas sempre utiliza parte do investimento para outra finalidade.

Os consórcios são especialmente vantajosos para quem está investindo em algo para o médio e longo prazo e não tem urgência na obtenção do bem.

Como a contemplação pode ocorrer por sorteio ou lance, é importante estar preparado para esperar até que seja a sua vez de ser contemplado.

Esse aspecto torna o consórcio uma excelente opção para quem planeja a compra de um imóvel, veículo ou qualquer outro bem de valor significativo com antecedência.

A paciência é recompensada com a possibilidade de adquirir o bem de maneira econômica e organizada, sem os custos adicionais dos financiamentos tradicionais.

Porém, se você quiser saber como ser contemplado rápido no consórcio, os consultores da Porto Vale Consórcio podem orientar sobre valores de lance que viabilizam a carta de crédito, conforme as características do seu grupo, através de um atendimento 100% personalizado.

Saiba como fazer um bom consórcio

Pesquise sobre a administradora – Verifique a reputação da empresa administradora do consórcio e veja as redes sociais para saber se os clientes estão satisfeitos, por exemplo.

Entenda as regras do consórcio – Leia atentamente o contrato e entenda todas as cláusulas e, se precisar, peça informações sobre as taxas de administração, fundo de reserva e outros trâmites envolvidos.

Planeje suas finanças – Avalie sua capacidade financeira para garantir o pagamento das parcelas até o final e, para isso, considere sua renda mensal e outros compromissos financeiros antes de se comprometer com o consórcio.

Seja paciente – Tenha em mente que a contemplação pode demorar, já que depende de sorteios ou lances.

Considere a possibilidade de dar lances – Guarde dinheiro adicional para aumentar suas chances de ser contemplado mais rapidamente por meio de lances no consórcio.

Escolha o tipo de bem com cuidado – Certifique-se de que o consórcio escolhido é adequado para o tipo de bem que você deseja adquirir, como no consórcio de imóvel ou de veículos, e se existe flexibilidade para dar outra finalidade para a carta de crédito, caso seja preciso.

Esteja atento aos reajustes – Saiba que as parcelas do consórcio podem ser reajustadas periodicamente para manter o seu poder de compra e repor a inflação. Por isso, esteja informado sobre a periodicidade e o índice de reajuste aplicável ao seu grupo.

Use o FGTS se for possível – Verifique a possibilidade de usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para ofertar lances ou complementar o valor da carta de crédito no consórcio de imóveis.

Fale com um Consultor Financeiro – Busque a orientação de um profissional para esclarecer dúvidas e ajudar no planejamento, e saiba que a Porto Vale Consórcio oferece esse atendimento para todos os clientes, já que um especialista pode fornecer insights valiosos sobre como maximizar os benefícios do consórcio.

Acompanhe seu grupo regularmente – Participe das assembleias e acompanhe o andamento do seu grupo de consórcio, veja as oportunidades de contemplação e mudanças nas condições do consórcio (caso aconteçam).

Quais são os principais tipos de consórcios do mercado?

Os consórcios mais conhecidos atualmente são de imóveis, veículos, construção e reforma, placa solar, terreno, bike, agro e investimento.

Porém, existem muitos consórcios para serviços também, como, por exemplo, para festas, viagens, cursos educacionais, intercâmbio, entre outros.

O que é a carta de crédito nos consórcios?

A carta de crédito no consórcio é o documento financeiro que representa o valor nominal da cota do consorciado, disponibilizado quando ele é contemplado por sorteio ou lance.

Ou seja, é o dinheiro que você precisa para adquirir o patrimônio que deseja.

Este crédito pode ser utilizado para a aquisição do bem ou serviço especificado no contrato do consórcio, como um imóvel, veículo, equipamentos ou outros itens já estabelecidos antes da contratação.

A carta de crédito permite ao consorciado efetuar a compra à vista, negociando melhores condições de pagamento e aproveitando descontos que não estariam disponíveis em financiamentos tradicionais.

Faça seu consórcio com a Porto Vale

A Porto Vale Consórcio é a maior corretora de consórcios da Porto Seguro no Brasil.

Faça contato com o setor de atendimento da empresa e receba a atenção de especialistas em consórcio de imóveis e outros, como investimento, terreno, automóvel, empresarial, agro e muito mais.

Os consultores ajudam você a escolher o consórcio conforme seus interesses e capacidade financeira, explicam todos os detalhes do contrato de forma transparente e ficam ao seu lado durante toda sua jornada até a contemplação.

Outros artigos
Fundo do formulário

Faça já uma simulação