Porto Vale Consorcio

Porto Vale Consorcio
Artigos do consórcio
Tudo o que você precisa saber sobre o consórcio
Consórcio Porto

Parcelas reduzidas em 25%

Faça já uma simulação

Saiba como usar o consórcio contemplado

Contemplado

Sumário

O consórcio contemplado dá acesso à carta de crédito, necessária para você comprar o bem desejado

O grande momento de um membro do consórcio de imóveis ou de carros é a contemplação, ou seja, o recebimento da carta de crédito que viabiliza a compra do bem desejado. No entanto, nem todo consorciado sabe como usar o consórcio contemplado.

Depois de pagar regularmente as parcelas, acompanhar os sorteios e dar lances na tentativa de antecipar o acesso à carta de crédito, a contemplação no consórcio é algo muito especial.

Ela corresponde ao momento em que o consorciado é sorteado ou dá um lance vencedor, adquirindo o direito de utilizar o crédito para a compra do bem estipulado em contrato, que pode ser uma casa, apartamento, carro ou caminhão, dependendo da categoria do consórcio.

Geralmente, os participantes acompanham os sorteios e lances pelo aplicativo da empresa administradora de consórcios, como a Porto Seguro.

Neste ambiente digital é divulgado o nome do membro sorteado e, dessa forma, o consorciado fica ciente da contemplação e já pode começar a se preparar para usar a carta de crédito.

Logo, depois dessa sequência de acontecimentos, é importante que o consorciado saiba como usar o consórcio contemplado e, para isso, ele precisa do apoio do seu consultor.

A carta de crédito é um documento emitido pelo consórcio que comprova o direito do consorciado de utilizar o valor do crédito para a compra de um bem. Nesta etapa, o trabalho do consultor de consórcios é orientar o cliente para que ele faça o melhor proveito possível do dinheiro.

O que posso fazer com o consórcio contemplado?

Quando você é contemplado no consórcio, a primeira ação é verificar o valor disponível na carta de crédito, garantindo que está adequado ao bem que você deseja adquirir.

Por exemplo: se você pretende comprar um imóvel de R$ 300 mil, a carta de crédito provavelmente será equivalente a esse valor ou superior, conforme os reajustes que acontecem para manter o seu poder de compra ao longo dos anos.

Em seguida, é crucial pesquisar e selecionar cuidadosamente o item a ser adquirido, considerando não apenas o preço, mas também a qualidade e as condições oferecidas pelo vendedor.

O consorciado deve manter-se atento às exigências do consórcio, como a apresentação de documentos, a avaliação do bem e a aprovação do vendedor pelo grupo administrador do consórcio.

Em muitos casos, o contrato está atrelado a um produto específico, como acontece no consórcio de imóveis.

Ou seja, se você está com dúvida sobre como usar o consórcio contemplado para adquirir o seu bem, saiba que a administradora participa da autorização de uso do crédito, para que não haja desvio de finalidade.

Porém, existem contratos de consórcio mais flexíveis, que permitem até mesmo que o consorciado mude os seus planos e pegue o dinheiro para uma finalidade diferente da contratada inicialmente. Para saber mais sobre isso, converse com especialistas e conheça as possibilidades.

Próximas etapas após a contemplação

Após escolher o bem e cumprir todas as exigências administrativas, o consorciado deve utilizar a carta de crédito para efetuar a compra.

Resumidamente, a carta de crédito é o documento de liberação do dinheiro para você comprar o que deseja.

Vale reforçar que é importante estar ciente das condições de pagamento e possíveis reajustes das parcelas remanescentes do consórcio.

Também é esperado que o consorciado garanta que todos os aspectos do contrato de compra estejam de acordo com as normas do consórcio, evitando surpresas futuras.

Assim, depois que você concluir a aquisição, é fundamental manter a organização financeira para continuar honrando os pagamentos do consórcio até a sua finalização.

Quais são os tipos de consórcio?

Existem muitos tipos de consórcio, e os mais procurados pelos clientes são os seguintes: imóveis, veículos, caminhões, agro, investimento, empresarial, terreno, reforma, construção e placa solar.

Como usar uma carta de crédito contemplada?

Ao ser contemplado com uma carta de crédito, o primeiro passo é confirmar o valor disponível e garantir que ele atende às suas necessidades.

Em alguns casos, você pode ter que complementar o montante. Por exemplo, se a sua carta é de R$ 400 mil, mas houve um “boom imobiliário” na região em que você pretende comprar um apartamento, pode ser necessário fazer um aditivo financeiro.

A nossa sugestão é pesquisar antecipadamente o bem que deseja adquirir, verificando diversas opções e escolhendo aquela que melhor se encaixa no seu orçamento e preferências.

Caso esteja interessado em uma casa própria, apartamento na planta, terreno ou apartamento construído, faça pesquisas e vá organizando as informações no seu computador, por exemplo.

Separe os valores aproximados e se programe para saber como usar o consórcio contemplado e maximizar seus benefícios, quando chegar a hora.

Após a escolha do bem, entre em contato com a administradora do consórcio. Na Porto Vale, maior revendedora de consórcios da Porto Seguro no país, basta falar com o seu consultor para obter as orientações específicas sobre a documentação necessária e os procedimentos a serem seguidos após a contemplação.

A equipe da Porto Vale Consórcio presta completo apoio ao cliente em todas as etapas, desde a contratação do consórcio até o momento do consórcio contemplado.

Com a documentação em mãos, apresente os documentos ao consórcio para análise e aprovação.

Uma vez que a proposta de compra seja aprovada, o próximo passo é formalizar a aquisição com o vendedor do bem, utilizando a carta de crédito do consórcio como forma de pagamento.

É tudo bem simples e você não estará sozinho durante essa jornada, pois os consultores da Porto Vale Consórcio dão todo o apoio para tirar dúvidas e oferecer orientações que servem para direcionar o cliente.

Como resgatar o consórcio contemplado na Porto Seguro?

Para resgatar o consórcio contemplado na Porto Seguro siga as atualizações do seu grupo de consórcio pelos canais oficiais digitais, que são passados para você pelos consultores da Porto Vale Consórcio.

Normalmente, você precisará apresentar documentos pessoais para retirar a carta de crédito e, dependendo do tipo de bem, documentos do vendedor e do item a ser adquirido.

Após a entrega e aprovação dos documentos pela empresa administradora de consórcio, a próxima etapa é formalizar a compra com o vendedor, utilizando a carta de crédito. Essa é a parte em que o sonho se torna realidade!

É importante garantir que todas as cláusulas do contrato de compra estejam de acordo com as normas do consórcio para evitar problemas futuros.

Porém, ao contratar o seu consórcio de imóveis ou outra modalidade com a Porto Vale Consórcio, todos os detalhes do contrato são passados de forma muito transparente para você.

Uma vez que a transação seja concluída e o bem esteja em sua posse, você vai ver que o consórcio realmente funciona para realizar sonhos e ampliar o seu patrimônio.

Quando o consórcio é contemplado posso pegar o dinheiro?

Sim, existem algumas regras do Banco Central que permitem ao consorciado retirar o dinheiro referente à carta de crédito ao invés de comprar o bem inicial, como um imóvel, terreno ou casa própria, caso tenha mudado de ideia.

Porém, para pegar o dinheiro da carta de crédito do consórcio, todas as parcelas precisam estar quitadas.

E a segunda etapa para usar o dinheiro da carta de crédito é esperar o grupo de consórcio acabar, após a contemplação de todos os membros.

Feito isso, você poderá usar a sua carta de crédito para outra finalidade, inclusive para investimento.

Como ficam as parcelas do consórcio depois da contemplação?

Depois da contemplação, você continuará pagando normalmente as parcelas do seu consórcio até que suas obrigações financeiras sejam finalizadas.

Caso haja algum abatimento devido ao valor de um lance ofertado, isso será automaticamente repassado às parcelas. Para mais informações, fale agora com a equipe de vendas da Porto Vale!

Outros artigos
Fundo do formulário

Faça já uma simulação