Porto Vale Consorcio

Porto Vale Consorcio
Artigos do consórcio
Tudo o que você precisa saber sobre o consórcio
Consórcio Porto

Parcelas reduzidas em 25%

Faça já uma simulação

Como funciona um consórcio de carro?

Blog - como funciona consorcio de carro

Sumário

Conheça as principais regras e vantagens do consórcio automotivo!

Você tem o objetivo de comprar um carro, mas não possui o dinheiro necessário para pagar a entrada exigida em um financiamento automotivo? Que tal pensar no consórcio de carro como possibilidade para atingir essa meta?

O consórcio auto é uma modalidade brasileira que possibilita a aquisição de veículos de forma planejada e econômica.

No sistema de consórcio, os participantes poupam todos os meses, formam um fundo comum e se autofinanciam. Ou seja, não existe uma dependência do financiamento bancário, que cobra juros exorbitantes.

No consórcio de carro, é possível comprar veículos de todas as categorias, como subcompactos, compactos, hatches, sedans, sedans premium, SUV e, até mesmo, veículos elétricos e híbridos, que estão entre as principais tendências de mobilidade do momento.

Além disso, com a carta de crédito do consórcio, também é possível adquirir veículos 0KM, seminovos e usados, de acordo com o seu objetivo.

A liberdade de escolha e a economia são fatores fundamentais para o sucesso do consórcio automotivo. Adicionalmente, a modalidade proporciona planejamento, maior poder de compra e muita economia.

Quer saber como o consórcio de carro funciona? Continue a leitura e confira informações como regras, taxas, cartas de crédito, grupos e prazos!

Regras do consórcio de carro

Os consórcios têm se tornado uma alternativa atraente para quem deseja adquirir um carro, seja novo ou usado, de forma planejada e sem juros altos.

Mas como funciona exatamente um consórcio de carro? As regras do consórcio variam de acordo com a administradora.

As políticas da modalidade estão no contrato e são explicadas ao consorciado no atendimento pré-venda.

Na Porto Bank, por exemplo, o consórcio de carro tem algumas particularidades estabelecidas em um regulamento oficial, que determina a constituição e o funcionamento dos grupos. Veja algumas regras:

  1. A assembleia geral ordinária de contemplação é uma reunião mensal que visa à contemplação e prestação de informações sobre o grupo.
  2. É considerado um consorciado ativo aquele que não foi excluído do grupo e que está em dia com os pagamentos das parcelas.
  3. O consorciado contemplado é aquele que já adquiriu o direito de utilizar o crédito por meio de contemplação por sorteio ou por lance.
  4. O consorciado excluído é aquele que deixa de participar do grupo por desistência voluntária ou inadimplência.
  5. Ao aderir ao consórcio, o consorciado assina um contrato com a administradora que cria um vínculo jurídico.
  6. Todo consorciado tem direito a uma cota, que corresponde a uma fração identificada numericamente.
  7. Todo consórcio tem um fundo comum, que é usado para realizar as contemplações.
  8. Todo consórcio tem um fundo reserva, usado para a capitalização do grupo e para intercorrências.

O que é um consórcio?

Um consórcio é uma modalidade de compra baseada na união de pessoas físicas ou jurídicas, em um grupo, para a aquisição de bens ou serviços.

Todos contribuem com uma quantia mensal, formando um fundo comum. Com esse fundo, periodicamente, um ou mais participantes são contemplados com uma carta de crédito para a compra do bem desejado – no caso, um carro.

As regras de um consórcio são estabelecidas pela administradora do consórcio e regidas pela legislação brasileira, especialmente pela Lei nº 11.795/2008, que disciplina o sistema de consórcios.

Alguns pontos importantes incluem:

Contrato de Adesão: ao entrar em um consórcio, o participante assina um contrato de adesão, que contém todas as condições do grupo, como prazos, valores das parcelas, critérios de contemplação, entre outros.

Taxas: diferentemente de um financiamento, o consórcio não tem juros, mas cobra uma taxa de administração, que remunera a administradora pelo serviço prestado. Pode haver também um seguro.

Mensalidades: as contribuições são mensais e variam conforme o valor do bem e o prazo do consórcio.

Vantagens do consórcio

Optar por um consórcio de carro tem várias vantagens. Confira abaixo as principais:

  • O consórcio não possui juros, apenas a taxa de administração;
  • É uma forma de planejar a compra a longo prazo, sem comprometer excessivamente o orçamento;
  • A carta de crédito pode ser usada para comprar o carro desejado, negociar descontos ou até mesmo adquirir um carro usado;
  • O consórcio é como uma poupança com um objetivo traçado.
  • Legislação do consórcio de carro

    A legislação brasileira é rigorosa quanto ao funcionamento dos consórcios. A principal lei é a nº 11.795/2008, que regulamenta os consórcios, garantindo transparência e proteção ao consumidor.

    A fiscalização é realizada pelo Banco Central do Brasil, que supervisiona as administradoras e garante que os grupos sigam as regras estabelecidas.

    Prazos do consórcio

    Os prazos do consórcio de carro podem variar bastante, dependendo do grupo e da administradora.

    É possível encontrar grupos com duração de 24, 36, 48, 60 e até 90 meses. A escolha do prazo influencia diretamente o valor das parcelas mensais e o tempo de espera até a contemplação.

    Formas de contemplação do consórcio de carro

    Sorteio: todos os participantes concorrem a cada mês por meio de sorteios realizados pela administradora e vinculados à extração da Loteria Federal.

    Lance: além do sorteio, é possível ser contemplado por meio de lances, onde o participante oferece um valor adicional, como um adiantamento das parcelas.

    Carta de crédito do consórcio de carro

    Uma vez contemplado, o participante recebe uma carta de crédito, que é um documento que equivale ao valor do carro desejado. Esta carta pode ser usada para comprar o veículo à vista, seja ele novo, seminovo ou usado.

    Com a carta de crédito, fica mais fácil negociar descontos e vantagens. Além disso, o documento livra o consorciado do pagamento de juros e garante flexibilidade para que ele compre o carro que desejar.

    Consórcio de carro Porto Bank

    Se você está pensando em entrar em um consórcio de carro, avalie as opções da Porto Bank. Com várias oportunidades de grupos, prazos e créditos, a Porto é a administradora mais confiável do mercado, oferecendo uma experiência segura e satisfatória para que você invista na aquisição do seu próximo veículo.

    O consórcio auto da Porto tem taxas mais baratas, parcelas acessíveis e não exige entrada. É possível simular o crédito total e o valor das parcelas, de acordo com o veículo que você deseja comprar.

    O pagamento pode ser feito em até 90 meses, com parcelas reduzidas até a contemplação.

    Além disso, a Porto Bank permite que o consorciado use até 20% do seu crédito para aumentar seu lance e direcione parte do dinheiro para o pagamento da documentação e do seguro do carro.

    Fale com a Porto Vale e feche agora seu consórcio!

    Em contato com a equipe de consultores da Porto Vale, você vai receber uma consultoria personalizada para encontrar o melhor grupo de consórcio automotivo para a sua realidade. É possível assinar o contrato de consórcio digitalmente, com total praticidade e segurança.

    Fale conosco e tenha chances reais de contemplação desde o primeiro mês!

    Outros artigos
    Fundo do formulário

    Faça já uma simulação