Porto Vale Consorcio

Porto Vale Consorcio
Artigos do consórcio
Tudo o que você precisa saber sobre o consórcio
Consórcio Porto

Parcelas reduzidas em 25%

Faça já uma simulação

Quero guardar dinheiro: como faço através do consórcio?

Sumário

Entenda como usar o consórcio para construir patrimônio, poupar e investir para o futuro

Você, alguma vez, já prometeu para si mesmo que iria guardar dinheiro, poupar e planejar com disciplina a realização de um sonho ou meta pessoal? Como foi essa experiência? Para muitos brasileiros, guardar dinheiro ainda é difícil.

Uma pesquisa feita pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostrou que 69% dos brasileiros não conseguem guardar dinheiro e que 25% não conseguem quitar todas as suas dívidas ao final do mês.

Isso acontece porque, em nosso país, não temos uma educação financeira consistente, que nos acompanhe durante todas as etapas da vida e nos ajude a entender a importância de economizar, evitar o descontrole com o cartão de crédito e ter uma reserva de emergência, por exemplo.

Guardar dinheiro é, na verdade, uma habilidade que precisa ser desenvolvida e aprendida. Ou seja, as pessoas têm que ser educadas para entenderem sobre tópicos como:

  • Finanças pessoais;
  • Controle de orçamento;
  • Planejamento financeiro;
  • Sistema financeiro;
  • Investimentos;
  • Previdência e aposentadoria;
  • Entre outros temas relevantes para a saúde financeira.

Se guardar dinheiro está entre os seus objetivos, além de buscar informações e conhecimento sobre finanças, você também deve entender quais são as melhores formas de poupar e investir para o futuro.

Neste contexto, o consórcio, modalidade genuinamente brasileira, aparece como uma opção viável, segura e confiável de poupar e construir um patrimônio próprio. Quer saber como usar o consórcio para guardar dinheiro? Nós te explicamos!

Consórcio para guardar dinheiro

O consórcio é uma modalidade que se assemelha a uma poupança coletiva. Nele, um grupo de pessoas se une para poupar um valor mensalmente, a fim de atingir um objetivo, que pode ser a compra de um carro, uma casa, uma moto, um caminhão, entre outros bens de valor.

Ao entrar em um grupo de consórcio, o consorciado assume um compromisso com os demais participantes e consigo mesmo. Isso porque o pagamento regular das mensalidades do consórcio é o que forma o fundo comum de onde saem os recursos para as contemplações com a carta de crédito.

Todos os meses os consorciados têm a chance de serem contemplados por sorteio ou por lance. Após a contemplação, a pessoa recebe sua carta e pode escolher como e onde utilizá-la para realizar seu objetivo.

A carta de crédito corresponde ao valor do crédito integral contratado no consórcio e permite que o consorciado faça uma compra à vista, com muito mais margem para negociar descontos e benefícios.

Por exemplo, em um consórcio de veículos, o consorciado que possui uma carta contemplada pode ir até uma concessionária, escolher o carro desejado e comprá-lo à vista, negociando com o vendedor vantagens como documentação e emplacamento gratuitos, descontos no valor do carro e outros benefícios.

Agora, voltando ao tópico principal desse artigo, que é guardar dinheiro com o consórcio, vale dizer que a modalidade é a mais indicada para quem deseja assumir o compromisso financeiro de poupar todos os meses.

Ao pagar as parcelas do consórcio em dia, o consorciado está direcionando os recursos com inteligência e disciplina para uma meta importante. Isso evita que o dinheiro seja gasto ou desperdiçado com coisas supérfluas ou pouco relevantes.

Dessa forma, o consórcio para guardar dinheiro te ajuda a chegar ao seu objetivo com mais facilidade, sem contratempos ou problemas. Mas, para isso, você precisa fazer a sua parte e se planejar financeiramente para assumir esse compromisso com o seu futuro.

Consórcio como investimento

O consórcio pode ser usado tanto para guardar dinheiro quanto para investir para o futuro, diversificar as fontes de renda e construir patrimônio.

No grupo de consórcio, há planejamento, parcelas que cabem no bolso e um compromisso de médio a longo prazo, que exige que o consorciado entenda suas finanças e crie um plano financeiro para fazer os pagamentos mensais sem comprometer seu orçamento.

Ao aderir ao consórcio, a pessoa é orientada por consultores experientes, entende as regras, prazos, valores e assume um compromisso financeiro com a administradora e com o grupo.

Essa responsabilidade pessoal é importante para que o consorciado consiga chegar até o fim do consórcio e realize seu sonho da casa ou carro próprio, por exemplo.

Ao pensar no consórcio como um investimento, o consorciado também consegue vislumbrar a consolidação do seu patrimônio para o futuro e até planejar uma fonte extra de renda passiva.

Neste cenário, uma das principais escolhas dos consorciados é fazer um consórcio de imóvel para conquistar uma casa ou apartamento para alugar e ter um dinheiro a mais no orçamento.

Um ponto positivo do consórcio é que ele reajusta o valor do crédito ao longo do tempo de duração do grupo. Então, o consorciado nunca perde seu poder de compra e tem o retorno garantido sobre o seu investimento.

Como fazer um consórcio?

Para fazer um consórcio, o primeiro passo é escolher uma administradora que seja referência no setor, como é o caso da Porto Seguro, que tem mais de 46 anos de mercado e mais de 600 mil cotas vendidas.

A Porto oferece os melhores grupos de consórcio de imóveis, veículos, motos, bikes, placas solares, investimento, agrícola, entre outros.

Além de todos os benefícios e confiabilidade da empresa, os consórcios do grupo podem ser contratados com parcelas reduzidas até a contemplação, o que facilita ainda mais a adesão.

Para contratar um consórcio com facilidade, você pode falar com um consultor da Porto Vale Consórcio, a maior corretora de consórcios da Porto Seguro no Brasil.

Após passar por uma breve consultoria com um corretor especializado, você escolhe o melhor plano, de acordo com seu objetivo.

A contratação do consórcio é simples, e o contrato pode ser assinado digitalmente, de onde você estiver. Seu corretor fica responsável por passar todas as informações e oferecer um atendimento consultivo para tirar dúvidas.

Com tudo pronto, você passa a integrar o grupo de consórcio de sua preferência e tem chances de contemplação desde o primeiro mês, seja por sorteio ou lance.

Deseja saber mais? Então, entre em contato com a equipe da Porto Vale Consórcio e dê o primeiro passo para guardar dinheiro com o consórcio e conquistar seu objetivo!

Outros artigos
Fundo do formulário

Faça já uma simulação