Porto Vale Consorcio

Porto Vale Consorcio
Artigos do consórcio
Tudo o que você precisa saber sobre o consórcio
Consórcio Porto

Parcelas reduzidas em 25%

Faça já uma simulação

Você sabia que pode juntar dinheiro fazendo parte de um consórcio?

Voce sabia que pode

Sumário

Aprenda a usar o consórcio como um investimento para o futuro!

Entre as diversas opções disponíveis no mercado para investimentos e formas de juntar dinheiro, uma escolha que merece atenção é o consórcio

Muito conhecido como um meio de adquirir um bem ou serviço, o consórcio também pode ser usado para juntar dinheiro, basta que a modalidade seja contratada com planejamento e sabedoria. 

Uma das maiores vantagens se dá pelo fato de que existe um acordo em grupo para efetuar o pagamento das parcelas, apoiado pelas regras estabelecidas pela administradora. 

Isto faz com que os membros sejam estimulados e incentivados a manter o compromisso com o pagamento mensal, o que é benéfico, por exemplo, para aquelas pessoas que não são disciplinadas o suficiente para guardar dinheiro na poupança por conta própria. Aprenda a usar o consórcio para juntar dinheiro para o futuro!

Melhores consórcios em 2023 para poupar

O consórcio é um investimento de longo prazo e que funciona como uma poupança programada. Dessa forma, mesmo que você não tenha o objetivo de adquirir um bem, é possível aderir ao consórcio para guardar dinheiro de maneira segura. 

As opções de grupos de consórcio indicadas para quem deseja poupar se resumem, basicamente, a duas: coletivos que visam o recebimento de um bem e grupos que almejam o acesso a determinado serviço.

A carta de crédito é o documento com o valor correspondente ao bem do consórcio. Ou seja, se entrar em um grupo de consórcio de imóveis para comprar uma casa em um valor de 200 mil reais, sua carta de crédito terá este mesmo valor.

Nesse cenário, a dica principal para quem quer economizar é organização. Se planeje com antecedência e estruture sua vida financeira para ter a certeza de que poderá atingir seus objetivos com tranquilidade.

Vale ressaltar também que os consórcios são classificados dentro de uma categoria que podemos chamar de autofinanciamento. Isso porque oferece um meio seguro de poupar para que se possa aplicar o dinheiro em um momento programado.

É por esse motivo que a maior parte dos economistas não trata os consórcios como uma forma de investimento, já que eles não oferecem rendimentos para que o cliente aumente o patrimônio. No consórcio, o grande objetivo é que a pessoa consiga poupar de forma segura e constante.

Assim sendo, o consórcio se mostra como uma das opções mais interessantes para aquelas pessoas que não têm a disciplina necessária para economizar de outras maneiras, como com depósitos na poupança, por exemplo. 

Além disso, a modalidade também oferece várias vantagens para quem já possui um capital considerável em mãos e procura pelo aumento do seu patrimônio no médio e longo prazo. 

Principais tipos de consórcio

Como falamos anteriormente, existem diversas categorias de grupos de consórcio, tanto para a obtenção de bens quanto serviços. Confira alguns dos modelos mais comuns:

Consórcio de imóveis

Um dos modelos mais tradicionais da lista, o consórcio de imóveis oferece a oportunidade de comprar casas, apartamentos, espaços comerciais, terrenos e até mesmo projetos de reforma para um imóvel já em sua posse.

Para quem está em busca de uma forma de economizar ao realizar o sonho da casa própria, o consórcio de imóveis apresenta como principal vantagem o fato de que não é preciso dar entrada, além da ausência de juros, como os que são cobrados em financiamentos.

Além disso, os consórcios de imóveis são os únicos que permitem o uso dos recursos do FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, para oferecer um lance.

O prazo em grupos deste tipo também costuma ser bem mais longo, com ofertas de parcelamento em até 200 vezes, o que garante um fôlego maior para que os consorciados possam investir na conquista do seu novo lar de forma planejada.

Consórcio de Veículo

Outra opção bastante popular, o consórcio de veículos se destaca pela diversidade de opções. O consorciado poderá, por exemplo, escolher entre:

  • Carros de passeio de vários modelos;
  • Motos;
  • Caminhões;
  • Vans.

Além disso, o consórcio de veículos também é uma opção muito mais segura, quando comparada aos financiamentos, por exemplo, para quem quer juntar dinheiro com responsabilidade para adquirir seu bem.

Consórcio de Serviços

Um dos últimos modelos a ser aprovado pela ABAC – a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, os consórcios de serviços correspondem a todos os grupos que visam a conquista de algum benefício. Entre os exemplos mais comuns, podemos citar os investimentos em sistemas de energia solar. 

Como ser contemplado rápido?

Uma das maiores vantagens do consórcio é a possibilidade da contemplação antecipada, ou seja, quando o consorciado já toma posse da carta de crédito logo nos primeiros meses de existência do grupo.

A contemplação pode ocorrer de duas formas: sorteio e lance.

O sorteio, como o nome diz, depende da sorte. Uma vez por mês, durante as Assembleias do grupo de consórcio, um dos membros será contemplado pelo sorteio, que acontece de forma aleatória.

A única exceção costuma ser em relação aos membros inadimplentes, que geralmente não podem participar dos sorteios até que regularizem sua situação.

Os lances, segunda opção de contemplação, acontecem à semelhança de um leilão: aquele que oferece o maior lance, leva a carta.

Cada proposta, no caso, corresponde a uma parcela do investimento total que o consorciado tem condições de quitar.

Entretanto, vale ressaltar que existem diferentes tipos de lance, cada um com mecanismos um pouco distintos, e sujeitos às regras particulares de cada empresa administradora.

Quais são os tipos de lance?

Entre os principais tipos de lance, destacamos 3: lance livre, lance fixo e o lance embutido.

Lance livre: uma das modalidades mais comuns, é a forma mais simplificada do lance. O consorciado tem a liberdade de ofertar qualquer valor e ganha quem fizer o maior lance da Assembleia do grupo.

Os lances são estabelecidos com base no valor da carta de crédito, sendo que os consorciados podem oferecer de 1% a 100% da carta. 

Em caso de empate, caberá à empresa de consórcios aplicar os critérios de desempate, com base no que foi previamente acordado no contrato de adesão.

Lance fixo: neste tipo de lance, os consorciados devem realizar suas ofertas com base em uma porcentagem específica da carta de crédito estabelecida pela empresa. 

Nesse cenário é comum que surja a dúvida: “se todos devem oferecer o mesmo valor, como um vencedor será escolhido?”. Se essa é a sua pergunta, saiba que a vitória é dada pela empresa com base em seus critérios de desempate. 

Uma das opções é a realização de um sorteio entre os consorciados que ofereceram o lance fixo, que é feito de forma simultânea ao sorteio padrão que ocorre mensalmente para as contemplações.

Lance embutido: nesta modalidade, os consorciados podem usar uma parte do valor da carta de crédito para ofertar o lance, o que permite que os clientes possam participar das ofertas mesmo sem ter o montante suficiente para fazer propostas mais significativas.

O valor do lance é estipulado a partir do preço final da carta de crédito. Por exemplo: ao fazer um lance de 10 mil reais em um consórcio para reforma de 30 mil, ao atingir a contemplação, o valor recebido será de 20 mil.

Agora que você aprendeu sobre os diferentes tipos de consórcio para economizar, entre em contato com um dos consultores da Porto Vale Consórcio para encontrar o grupo ideal para o seu perfil e dê início a conquista dos seus sonhos!

Outros artigos
Fundo do formulário

Faça já uma simulação