Porto Vale Consorcio

Tudo que você precisa saber antes de fazer um consórcio

Sumário

Antes de aderir ao consórcio, conheça a modalidade, escolha uma administradora confiável e saiba o prazo de duração e valor das parcelas

Você está interessado em entrar em um consórcio, tem ouvido falar bastante sobre essa modalidade para adquirir patrimônio, conhece pessoas que fizeram, mas ainda não sabe como começar?

Existem muitas coisas que você precisa saber antes de fazer um consórcio, principalmente porque se trata de um investimento de médio e longo prazo, ou seja, que exige planejamento.

Antes de fazer um consórcio, é importante que você compreenda algumas informações essenciais para tomar uma decisão informada e garantir que essa modalidade atende às suas necessidades financeiras e objetivos específicos.

Por exemplo, com o consórcio, você pode conquistar uma casa própria, trocar de carro com o consórcio de veículos ou aumentar o seu patrimônio.

Qualquer que seja a sua necessidade ou desejo, para tomar uma decisão de forma organizada e consciente, você precisa conhecer a modalidade, entender seus prazos, formas de contemplação e valores. Por isso, separamos uma lista com tudo o que você precisa saber antes de fazer um consórcio.

1 – Saiba o que é e como funciona um consórcio

Quem está interessado em fazer parte de um grupo de consórcio deve, primeiramente, buscar saber o que é o consórcio e como ele funciona.

Um consórcio é uma forma de compra coletiva, na qual um grupo de pessoas se une para adquirir um bem ou serviço específico, como casa, apartamento, terreno, veículo, bike, entre outros.

Para funcionar adequadamente, cada participante contribui com pagamentos mensais para um fundo comum e, por meio de sorteios ou lances, os membros são contemplados periodicamente com o valor para a aquisição do bem.

Tudo isso é organizado por uma administradora devidamente autorizada pelo Banco Central, para não haver nenhum tipo de problema. A administradora de consórcio fica responsável pela realização, contemplação e gestão dos grupos.

2 – Pesquise e escolha a administradora de consórcio

A escolha da empresa administradora do consórcio é fundamental. Pesquise e verifique a idoneidade, reputação e histórico da administradora no mercado.

Não se esqueça de pesquisar também sobre a corretora de consórcio, pois ela será responsável por gerir o grupo e conduzir as assembleias e contemplações.

A Porto Seguro é uma empresa confiável, com credibilidade no mercado e oferece consórcios com as melhores condições possíveis, inclusive com os benefícios da parcela reduzida.

Além disso, você pode consultar na ABAC – Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios se a administradora com a qual você está negociando é uma associada, como acontece com a Porto Seguro.

Inclusive, a Porto foi eleita recentemente a melhor empresa de consórcio pelo Datafolha! Ou seja, este é um ponto importante, já que reflete a solidez e a confiabilidade da marca.

Para fazer um consórcio Porto Seguro, você pode falar com a equipe de especialistas da Porto Vale, a mais completa corretora Porto do Brasil.

3 – Conheça as taxas e custos referentes ao seu consórcio

Um dos principais benefícios do consórcio é que ele é uma modalidade sem juros e sem entrada, porém existem algumas taxas e custos administrativos.

Verifique as taxas de administração, fundo de reserva, seguro e possíveis tarifas adicionais que podem aparecer durante o período em que você ficará vinculado ao seu consórcio.

Compreender todas essas despesas é fundamental para calcular o real impacto financeiro no seu orçamento e manter o seu planejamento organizado, do começo ao fim.

Assim, com plena noção dos custos totais, você pode inclusive se organizar financeiramente para dar um lance no consórcio, se quiser adiantar sua contemplação.

4 – Entenda o prazo de duração do consórcio

O consórcio é um investimento e uma modalidade de aquisição de bens e serviços de médio e longo prazo, indicado para pessoas que pretendem pagar por mês um valor que cabe no orçamento, sem desperdiçar dinheiro com juros em um financiamento.

Os consórcios têm um prazo determinado, geralmente expresso em meses ou anos. Por isso, verifique se o prazo de duração do consórcio que você está interessado se adequa ao seu planejamento financeiro e metas para a aquisição do bem desejado.

5 – Veja o valor das parcelas para pagar corretamente

Analise cuidadosamente o valor das parcelas e certifique-se de que elas cabem em seu orçamento mensal sem comprometer suas despesas essenciais.

Lembre-se de que você precisará honrar esses pagamentos regularmente e, por isso, nunca entre em um consórcio de forma impulsiva, sem avaliar se você conseguirá cumprir com os custos até o final.

Desta forma, você e a administradora terão uma boa relação durante toda a jornada rumo à realização do seu objetivo pessoal, como acontece em um consórcio de imóveis ou consórcio de veículos, por exemplo.

6 – Saiba como é feita a contemplação

Entenda como funciona o sistema de contemplação do consórcio. Existem duas formas principais: por sorteio e por lance.

Saber as chances e regras para ser contemplado é importante para gerenciar suas expectativas e também acelerar o processo, caso seja de seu interesse.

Por exemplo: você pode dar um lance para ser contemplado mais rapidamente, caso surja uma oportunidade de adquirir o bem ou serviço que você deseja. Geralmente, os lances costumam ser de 30% a 50% do valor da carta de crédito.

7 – Busque entender a forma de utilização da carta de crédito

Saiba como funciona a carta e quais são as possibilidades de utilização do crédito quando você for contemplado no consórcio.

Algumas administradoras podem restringir o uso do valor para determinados modelos ou fornecedores, enquanto outras oferecem mais flexibilidade nesse aspecto.

É comum algumas pessoas mudarem de planos durante o processo, já que se trata de um investimento de longo prazo. Por isso, converse com a corretora sobre as possibilidades que você tem para usar seu crédito.

Saber como você pode aplicar o dinheiro com antecedência é muito importante. No atendimento consultivo da Porto Vale Consórcio, é possível tirar essa dúvida logo no primeiro contato.

8 – Leia o contrato atentamente

Leia atentamente todas as cláusulas do contrato antes de assinar. Se houver dúvidas, busque esclarecimentos junto à administradora, que deve agir de forma transparente.

Como em toda negociação, o consórcio precisa ter uma formalização para dar segurança para todas as partes, inclusive para você.

Por isso mesmo, é fundamental saber tudo o que consta em contrato, pois, em qualquer situação, é ele que vai validar sua tratativa com a administradora.

9 – Tenha uma reserva de emergência

Antes de ingressar em um consórcio, é prudente garantir que você tenha uma reserva de emergência para lidar com imprevistos financeiros. Isso evitará que você enfrente dificuldades, caso ocorram situações inesperadas.

É natural que imprevistos apareçam durante os meses ou anos pagando as mensalidades do consórcio. Logo, para não comprometer seu orçamento e não faltar para as parcelas, é bom ter um pouco de dinheiro guardado.

10 – Escolha uma empresa que preste um bom atendimento

A qualidade do atendimento é fundamental para você começar e terminar o seu consórcio com o objetivo realizado e um patrimônio conquistado.

Saiba se a empresa oferece um canal de atendimento rápido e eficiente em todas as etapas, e não apenas durante a venda.

Caso surja alguma dúvida durante o processo, você poderá acionar um contato para solucionar o seu caso rapidamente ou te dar um suporte. A Porto Vale Consórcio tem um time de especialistas de ponta, prontos para falar com você. Faça contato agora mesmo e saiba mais!

Outros artigos

Faça já uma simulação