Porto Vale Consorcio

Dicas para juntar dinheiro para comprar casa pagando aluguel

Dicas para juntar dinheiro

Sumário

Quer sair do aluguel e realizar o sonho do primeiro imóvel próprio? Confira as nossas dicas!

Comprar uma casa é o sonho de muitas pessoas, principalmente daquelas que hoje vivem de aluguel.

Mesmo que seja difícil manter uma família, dar conta das despesas fixas e ainda juntar dinheiro, algumas dicas podem te ajudar a comprar uma casa mesmo pagando aluguel.

7 dicas para juntar dinheiro e comprar uma casa mesmo pagando aluguel

1 – Conheça seus gastos

O primeiro passo para um planejamento financeiro é a análise dos seus gastos. Para isso, é preciso conhecê-los. 

Anote todos os seus gastos, até mesmo os pequenos, que pareçam não impactar tanto no final do mês. 

Existem alguns aplicativos que podem te ajudar nesse processo, como planilhas que você pode criar no computador ou até mesmo no celular, caso você não queira ficar anotando tudo no papel.

Independentemente do método de controle escolhido, o importante é que, no final, você consiga perceber que muitos dos seus gastos são fixos, mas outros são variáveis e controláveis. 

Dessa forma, saberá o quanto você realmente precisa, mensalmente, reservar para os gastos fixos, que são os essenciais. 

O que sobrar é o valor que você pode economizar, já que ele não é destinado para nenhum fim específico.

2 – Controle sua renda

Da mesma forma que se faz necessário conhecer o quanto você gasta, também é preciso analisar toda a renda que entra no seu montante ao longo do mês. 

Registre todas as suas fontes financeiras para, a partir delas, criar projeções futuras do que você tem, do que pode gastar, como gastar e quanto você tem para economizar.

Nesse momento, é importante considerar e somar o dinheiro que você recebe, como o seu pagamento, mas também a renda extra, os rendimentos de banco e todas as outras entradas lucrativas. 

A partir do resultado, subtraia o valor das contas fixas que você identificou anteriormente e visualize o resultado. 

Caso os seus gastos essenciais sejam iguais ou maiores do que aquilo que você recebe, será preciso reavaliar e buscar diminuir alguns custos.

3 – Defina seu objetivo para juntar dinheiro

Não é fácil juntar dinheiro. No Brasil, nós não possuímos uma cultura que valorize a educação financeira e isso acaba refletindo na realidade de muitas pessoas. 

Uma dica muito útil para isso é definir um objetivo para o dinheiro que você precisa guardar. Pesquise qual o valor necessário para o bem que você deseja e se mantenha focado nele. 

Por exemplo, se você definir que busca uma casa no valor de R$ 200 mil, essa será a sua meta. Esse objetivo será o seu ponto de partida, e cada esforço financeiro realizado será em prol dele. 

Procure definir um prazo para a compra também. Assim, ficará mais fácil calcular quanto você precisa juntar por mês.

Mesmo que imprevistos aconteçam, o importante é sempre se manter firme na realização que você busca. Isso vai te ajudar a ser mais disciplinado com as suas despesas e economias e a juntar dinheiro mais rapidamente. 

4 – Atenção ao seu aluguel e condomínio 

Buscar meios de economizar e juntar dinheiro faz parte do processo, e como o aluguel é um valor mensal fixo consideravelmente alto, considere a análise dele também. 

Pense no local onde você mora. Se estiver em uma localização nobre, próximo a centros, seu aluguel certamente será mais caro. 

Se você não tem uma necessidade real de estar morando nesse local, considere procurar um aluguel mais barato, mesmo que seja em uma casa ou apartamento menor.

O mesmo vale para o seu condomínio. Pesquise sobre o valor cobrado em outros locais e verifique se não está pagando um valor alto demais pelas acomodações que o seu edifício oferece. 

Veja os prós e contras de estar pagando um valor a mais nessa moradia. Realmente vale a pena? Ou ele está sendo um gasto supérfluo? 

5 – Limite seus gastos 

Depois de visualizar todos os seus gastos, pense bem sobre o que pode ser evitado. O melhor é evitar que o seu salário seja destinado apenas para o pagamento de contas.

Determine o que você pode gastar e encontre meios de diminuir aqueles gastos que você viu que são variáveis.

Economizando, você faz com que o seu dinheiro seja destinado ao que realmente importa, que são os seus objetivos. Além disso, você evita ficar sem dinheiro em momentos de emergência.

6 – Faça seu dinheiro render

Melhor do que apenas guardar, o ideal é buscar fazer o seu dinheiro render, aumentando o seu patrimônio. 

Já comentamos o quanto é difícil juntar dinheiro, e deixá-lo parado no banco não é muito animador. Procure métodos que façam seu dinheiro ser valorizado. 

7 – Invista em um consórcio para juntar dinheiro

O consórcio é o método de investimento que mais vale a pena quando falamos da compra de imóveis. 

Ele é um método onde uma quantidade de pessoas se une para formar um grupo de consorciados com um único objetivo, que é juntar o valor necessário para adquirir um bem.

Dessa forma, as pessoas pagam uma mensalidade combinada em contrato, que é fechado junto a uma administradora, até chegar ao valor da sua carta de crédito. 

No consórcio de imóvel Porto Seguro, o período de pagamento é de 200 meses, mas as cartas de créditos podem chegar até as mãos dos consorciados de forma antecipada por meio dos sorteios e dos lances.

Esse valor mensal passa a ser mais um dos seus gastos fixos, o que torna mais fácil manter uma constância de poupança do que quando você tem que guardar sem a obrigação desse compromisso mensal.

Quais as vantagens do consórcio de imóveis para juntar dinheiro?

O consórcio de imóveis é uma forma de comprar sua casa ou apartamento sem entrar em dívidas. Por não ser um empréstimo, como os financiamentos, você não terá cobrança de juros.

Além disso, no consórcio, você não precisa dar um valor de entrada, que costuma ser de, pelo menos, 20% do valor de compra do imóvel.

Como simular o valor de uma parcela para consórcio de imóvel?

Para simular o valor do consórcio, você pegará o valor da carta de crédito desejada, de acordo com o valor do imóvel que você quer comprar, e dividirá pelo tempo de pagamento estipulado pela administradora. 

Por exemplo, na Porto Seguro, você tem o prazo de 200 meses para pagar. Aí, basta dividir o valor da carta de crédito e considerar o valor da taxa de administração, que na Porto é a menor do mercado. 

Fale com a equipe de atendimento da Porto Vale Consórcio

A Porto Vale está disponível para atendimento em nosso canal de chat online e também pelo telefone 0800 494-6600. Conte com os nossos especialistas para descobrir todas as vantagens do seu consórcio.

Outros artigos

Faça já uma simulação