Porto Vale Consorcio

Consórcio de moto: perfeito para quem precisa do veículo para trabalhar ou estudar

Conheça todas as vantagens do consórcio de moto para motociclistas que precisam de um veículo próprio para trabalhar!

Sumário

Saiba quais são as condições e benefícios do consórcio de moto da Porto!

Como uma das opções de veículo mais econômicas, o consórcio de moto é a escolha favorita de muitos motoristas, especialmente para jovens adultos que costumam dirigir sozinhos e podem dispensar o uso de veículos grandes para se locomoverem no dia a dia.

Afinal, este tipo de iniciativa traz uma série de vantagens e permite que a compra da tão sonhada moto seja feita com tranquilidade.

Quer entender como o consórcio de moto funciona e quais benefícios traz? Continue a leitura!

Como funciona o consórcio de uma moto?

Os consórcios de motos funcionam a partir do agrupamento de pessoas interessadas em adquirir uma motocicleta em uma faixa de preço específica.

Os membros do grupo, chamados de cotistas ou consorciados, realizam contribuições mensais por um prazo específico. Estas parcelas são referentes ao valor total da carta de crédito (correspondente ao valor total do bem) e as taxas cobradas para garantir a segurança do processo.

A partir destes pagamentos, forma-se uma poupança comum para realizar a compra das motocicletas. A aquisição é feita por meio do recebimento da carta de crédito, que acontece via contemplação, através dos sorteios e dos lances. 

Ambos são realizados mensalmente, durante as assembleias do grupo de consórcio. Nestas reuniões, os membros têm a chance de realizar ofertas para receberem a carta de crédito antecipadamente.

Tais ofertas correspondem a uma espécie de adiantamento das parcelas que ainda precisam ser pagas. O lance pode ser oferecido de três formas:

  • Lance livre: o consorciado que oferecer o maior valor, ganha a contemplação;
  • Lance fixo: a empresa estabelece um valor fixo para os lances e o desempate é feito de acordo com critérios específicos;
  • Lance embutido: o cotista oferece uma parte da carta de crédito como lance, o que reduz o valor total a ser resgatado, mas permite que pessoas sem tantos recursos também possam ser contempladas via lance, se assim quiserem.

Quando uma cota de consórcio é contemplada por lance, a empresa responsável pelo grupo deverá efetuar o pagamento de acordo com o prazo estabelecido na proposta de adesão ao grupo do consórcio.

Já nos sorteios, método mais comum de contemplação, não há segredo: uma vez por mês, um dos membros regulares é sorteado e contemplado.

Quantas parcelas tem um consórcio de moto?

O número de parcelas em um consórcio de moto vai variar de grupo para grupo, mas, geralmente, os consórcios seguem a média de 12 a 80 meses. Esse tipo de prazo é particularmente interessante para os jovens adultos que estejam começando a organizar e estruturar suas vidas financeiras.

Para quem tem pressa, o único ponto do consórcio a ser avaliado é justamente o prazo. Afinal, o consorciado pode tanto ser um dos primeiros a ser contemplado quanto um dos últimos.

Agora, para quem deseja ter um fôlego extra para seguir com o consórcio sem comprometer a saúde financeira, os prazos maiores se transformam em benefícios.

Vale ressaltar que um novo consorciado não precisa, necessariamente, fazer parte de um grupo desde sua abertura. É possível entrar em grupos já em andamento, que oferecem como vantagem a possibilidade de acompanhar o histórico de lances e ter uma contemplação mais rápida.

Como se planejar para adquirir um consórcio de motos?

A primeira dica para se planejar da forma correta é colocar todos os seus ganhos e custos na ponta do lápis. Desse modo, é possível encontrar um grupo que se ajuste aos seus limites para garantir que o pagamento das parcelas não extrapole o seu orçamento mensal e cause sufoco.

Para manter sua saúde financeira, o ideal é que o pagamento das prestações não comprometa mais de 30% do valor total da sua renda. 

Vantagens do consórcio de moto

Valores mais acessíveis

Em comparação a outros tipos de consórcio de veículos, o consórcio de moto oferece os valores mais acessíveis, facilitando a vida de quem conta com um orçamento menor. Por essa razão, costuma ser muito procurado por pessoas jovens que ainda estão estudando ou no início da carreira.

Ausência de juros

Enquanto opção de compra programada, os consórcios se destacam pela ausência da cobrança de juros, ao contrário de outras opções como os financiamentos, por exemplo. Isso deixa a aquisição do bem mais barata.

O que se cobra é uma taxa administrativa, que costuma variar em até 20% do montante da carta de crédito, para cobrir o serviço da empresa de consórcios com a criação e administração dos grupos.

Praticidade para poupar

Uma das maiores vantagens do consórcio está na forma planejada como ele é construído.

Com o apoio da empresa administradora, de um time de profissionais experientes e de um grupo de pessoas em busca do mesmo desejo que você, manter o investimento fica muito mais simples.

Em comparação com os financiamentos, por exemplo, a ausência de burocracia é notória. Não será preciso passar por uma avaliação de crédito, algo que por vezes bloqueia o acesso aos recursos no financiamento.

Tudo o que você precisa fazer é entrar em contato com a empresa para encontrar um grupo com valor e prazo de pagamento que se enquadram às suas necessidades.  

Comodidade

Graças à presença da tecnologia, hoje em dia participar de um consórcio de motos é algo prático e cômodo. Muitas empresas, como a Porto Vale, permitem que diversas operações sejam realizadas por aplicativos. 

Desse modo, os consorciados podem, por exemplo, participar das assembleias pelo app, fazendo ofertas de lances e interagindo com o grupo.

O que precisa para entrar no consórcio de moto?

Para aderir já a um consórcio de motos, basta ter em mãos:

  • Original e cópia da identidade, 
  • Original e cópia do CPF, 
  • Original e cópia do comprovante de residência 
  • Original e cópia do comprovante de renda.

Além destes documentos básicos, é possível que a empresa administradora ainda solicite outras informações e documentos para finalizar o processo. 

Para quem ainda não sabe dirigir, mas já quer se organizar para ter um veículo próprio, saiba que a presença da CNH não é uma exigência para o contrato de um consórcio de motos.

Só lembre-se de tirá-la ao longo da duração do grupo, caso contrário não poderá manobrar o veículo legalmente, mesmo depois de contemplado.

E falando em contemplação, este momento vai exigir a apresentação de mais alguns documentos para formalizar a entrega da carta de crédito.

Quando a contemplação ocorre antes do término do grupo, é esperado que a empresa administradora solicite algumas garantias de que irá receber as prestações que ainda precisam ser pagas.

Entre alguns documentos, podemos destacar:

  • Ficha cadastral completa e assinada;
  • Cópias de um documento de identidade – RG CPF ou CNPJ;
  • CNH;
  • Comprovantes de renda e de residência que estejam no nome do consorciado;
  • Declaração do imposto de renda, solicitado geralmente quando o cotista é contemplado logo no início do grupo ou quando exerce atividade autônoma;
  • Carteira de trabalho assinada, caso esteja empregado em regime CLT;
  • Cartão benefício de aposentado, caso seja um.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o consórcio de moto, entre em contato com um agente da Porto Vale para encontrar o grupo ideal para você!

A empresa oferece uma das menores taxas administrativas e trabalha com a expertise presente em todas as unidades da rede Porto. Entre em contato!

Outros artigos