Porto Vale Consorcio

Saiba como utilizar o consórcio para investimento

Sumário

Modalidade é um investimento coletivo que funciona para pessoas que querem ter o hábito de guardar valores mensais para construir um patrimônio

Os gastos do dia a dia acabam comprometendo grande parte do nosso orçamento mensal. Se não tiver uma disciplina financeira muito grande, o dinheiro simplesmente desaparece da nossa conta. Como solução, muitas pessoas estão procurando o consórcio para investimento.

Sem dúvidas, a maioria de nós está bem acostumada a cumprir com os compromissos financeiros e adota a seguinte ordem: primeiro, pagamos nossas contas e dívidas e, depois, tentamos guardar um pouco do que sobra.

Não importa se o seu orçamento é enxuto ou com excedente financeiro, a tendência é seguir a ordem acima.

Porém, como funcionaria para você se, ao mesmo tempo que pagasse as contas básicas, como o aluguel e a mensalidade escolar, conseguisse pagar um boleto para você mesmo?

Pode parecer estranho, mas a lógica é justamente essa quando se pensa no consórcio como investimento.

Na modalidade, você se planeja para poupar mensalmente para um objetivo específico, como a compra de um imóvel ou um carro novo, por exemplo. Além disso, o consórcio permite que você invista para o futuro de uma maneira mais natural e assertiva. Quer saber como? Confira aqui!

Consórcio para investimento: crie o hábito de guardar dinheiro

Primeiramente, o consórcio proporciona uma disciplina financeira, pois exige um pagamento mensal e cria um compromisso de poupança, incentivando o hábito de investir regularmente.

Porém, diferentemente da poupança, em que você pode resgatar o dinheiro a qualquer momento para gastar com algo que não faz parte do seu objetivo principal, o consórcio exige um compromisso de longo prazo.

Ele funciona como um investimento coletivo, no qual um grupo de pessoas contribui com pagamentos mensais para formar um fundo comum.

Neste caso, o fundo é utilizado para a compra de bens, como imóveis ou veículos, por meio de sorteios ou lances.

E é justamente por isso que o consórcio como investimento é uma ótima alternativa: você vai conquistar patrimônio, como um terreno, apartamento, imóvel para locação ou mesmo um veículo, pagando mensalmente um valor que cabe no seu bolso.

No consórcio, cada participante tem a chance de ser contemplado ao longo do tempo, permitindo que eles adquiram o bem desejado sem a necessidade de um financiamento externo.

Duas vantagens muito interessantes do consórcio como investimento são as seguintes: a modalidade não tem juros e é sem entrada para a aquisição do seu bem.

Por que o consórcio como investimento cria disciplina financeira?

O consórcio como investimento cria disciplina financeira porque requer pagamentos mensais fixos por um período determinado.

 Ao participar de um consórcio, você se compromete a contribuir com um valor regularmente e poupa com a finalidade de obter um patrimônio. Com o tempo, isso acaba se tornando um hábito.

Uma vez que os pagamentos mensais são obrigatórios para todos os participantes, o consórcio impede que você gaste esse dinheiro em outras coisas, geralmente supérfluas e desnecessárias.

Essa restrição financeira incentiva a economia e evita o uso impulsivo dos recursos, algo muito comum na sociedade em que vivemos, que estimula o consumo desenfreado.

Além disso, como a contemplação do consórcio é feita por meio de sorteios ou lances, os participantes precisam se planejar financeiramente para estar preparados caso sejam contemplados antes do prazo esperado.

Essa expectativa de contemplação estimula a organização das finanças pessoais e a criação de uma reserva para a aquisição do bem desejado, como uma casa própria, carro, terreno, apartamento, entre outros.

Por isso mesmo, o consórcio como investimento bateu recorde em 2023, já que milhares de brasileiros perceberam que a modalidade tem funcionado muito bem como uma maneira segura, econômica e eficiente de construir patrimônio.

Consórcio como investimento em período de inflação

Você deve ter percebido que a inflação está afetando o poder de compra de muitas pessoas, talvez o seu também.

O aumento dos preços dos produtos básicos, desde alimentos até combustível, acabou pesando demais no orçamento daqueles que vivem de salário e dos empreendedores.

Segundo o IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, a inflação de 2022 fechou em 5,8%, enquanto em 2021 foi de 10,1%. Se somados, apenas estes dados, que contemplam inúmeros produtos básicos, fizeram o custo de vida aumentar em quase 16% em apenas 2 anos.

Com certeza, seu salário não teve um reajuste equivalente no período. Além disso, na prática, quando estamos no supermercado ou em uma farmácia, percebemos que o preço dos produtos subiu muito mais do que isso – em alguns casos, ele chegou a dobrar o valor.

Em um cenário de inflação, como estamos vivendo agora, o consórcio como investimento se torna ainda mais atrativo, pois evita a tendência de descontrole financeiro.

Pense bem: em um momento de inflação, caso você não adote uma medida bem específica para fazer seu patrimônio crescer, a tendência é passar anos apenas “enxugando gelo”, sem conseguir trocar de carro, comprar um terreno ou fazer a vida prosperar de alguma forma.

Sem dúvidas, os consultores especializados em consórcio como investimento (a Porto Vale tem um grupo específico para esta finalidade) podem te ajudar a traçar um planejamento consistente para conquistar um patrimônio, mesmo em um cenário de inflação e juros elevados.

Consórcio como investimento com alta de juros

Vimos os juros subirem de forma rápida na tentativa de conter a inflação, efeito que fez aumentar o preço dos produtos e o custo de vida de forma global.

Com isso, o Brasil ainda segue batendo um dos recordes mais negativos do planeta: estamos entre as maiores taxas de juros do mundo, em 13,75%.

Com os bancos cobrando tão caro pelo dinheiro emprestado, o financiamento se torna praticamente inacessível para muitos brasileiros, que perceberam que acabam pagando quase o dobro do valor do bem adquirido quando estão sob o efeito dos juros.

Como o consórcio como investimento não tem juros, grande parte das pessoas que querem investir, mas sabem que não podem desperdiçar recursos com juros bancários, recorrem ao consórcio, uma modalidade com parcelas que cabem no bolso.

Para investir, você pode determinar um valor do seu orçamento mensal que esteja disponível. Com esse valor, já é possível entrar em um grupo de consórcio para participar dos sorteios e, caso tenha algum valor guardado, realizar lances com o objetivo de ser contemplado mais rapidamente.

Além disso, se você está de olho em um terreno bem localizado ou um apartamento na planta que possui um ótimo potencial de valorização, o consórcio como investimento pode funcionar muito bem.

Isso porque, sem pagar juros, você pode entrar em um grupo de consórcio de imóvel e fazer lances até conquistar a contemplação com a carta de crédito.

Ao ser contemplado, você pode realizar a compra do bem desejado e esperar até que ele se valorize no mercado, contribuindo para o crescimento do patrimônio pessoal.

Ou seja, por todos os atributos reunidos, o consórcio como investimento é uma ótima alternativa para aqueles que desejam usufruir de todos os benefícios que a modalidade oferece, como:

  • Aquisição de bens de forma planejada;
  • Parcelas que cabem no bolso;
  • Não tem juros;
  • Não tem entrada;
  • É extremamente flexível, para atender diferentes perfis;
  • Você pode acelerar sua contemplação com lances mensais;
  • Entre outros.

Porto Vale: sua melhor opção para consórcio como investimento

Decidiu não ficar estagnado e fazer um consórcio como investimento? A Porto Vale conta com um time de consultores extremamente experientes e que está pronto para te ajudar a construir um patrimônio sólido, pagando parcelas acessíveis.

Entre em contato agora mesmo com o nosso setor de atendimento e comece a investir de forma segura, previsível, sem juros, sem entrada e sem surpresas desagradáveis, para conquistar um patrimônio próprio e mais tranquilidade para o futuro!

Outros artigos

Faça já uma simulação