Porto Vale Consorcio

Porto Vale Consorcio
Artigos do consórcio
Tudo o que você precisa saber sobre o consórcio
Consórcio Porto

Parcelas reduzidas em 25%

Faça já uma simulação

Aposte no consórcio para imóvel na planta

Aposte no consórcio para imóvel na planta2

Sumário

A compra do imóvel na planta consiste em adquirir uma propriedade em fase de construção. O consórcio é uma forma de investir nesse tipo de bem

Conquistar uma casa ou apartamento próprio sem acabar com o planejamento financeiro é o objetivo de muitas pessoas. Sendo assim, o consórcio é uma modalidade que oferece várias vantagens, especialmente para quem quer adquirir um imóvel na planta.

A aquisição de um imóvel na planta é uma ótima alternativa. Porém, é essencial conhecer todos os detalhes do contrato para não se decepcionar com a compra e escolher a propriedade errada. 

O consórcio é a melhor opção em relação ao financiamento e permite a compra de qualquer imóvel que esteja descrito no contrato. Além da falta de juros, a taxa de administração mais baixa é outra vantagem da modalidade. 

De acordo com dados da Associação Brasileira de Administração de Consórcios, em 2021, ao considerar o total de contemplações e o número de imóveis financiados em todo o país, que foi de 887,04 mil, 9,6% dos imóveis potencialmente foram comprados com cartas de crédito conquistadas através de consórcio.

Pode comprar imóvel na planta com carta de crédito?

O consórcio é uma ótima forma de comprar uma propriedade de maneira simples e planejada. Logo, a resposta é: sim! É possível utilizar a carta de crédito para adquirir um imóvel na planta. 

Ao optar pela modalidade, a pessoa tem mais tempo para pagar as parcelas. E, por causa do sorteio feito mensalmente, o consorciado pode ser contemplado ou até dar um lance para aumentar as suas chances de adquirir o imóvel antes do esperado. 

O diferencial do imóvel na planta é o seu valor mais baixo em comparação com propriedades prontas para receber moradores. Ao escolher o consórcio, o consorciado pode usar 10% da carta de crédito para arcar com todas as despesas relacionadas à compra, incluindo a documentação. 

Qual o valor de um imóvel na planta?

O valor do imóvel na planta é bem mais barato do que uma propriedade já finalizada e pronta para morar. E, por levar as correções financeiras em conta, em média, ele costuma valorizar 30% em relação ao seu preço inicial. 

Ao assinar o contrato com a construtora, o comprador se compromete em pagar um valor para custear a obra. Vale ressaltar que a entrada é variável, segundo a instituição. 

A entrada costuma ser 25% do valor total do projeto. Ela pode ser parcelada para o período estimado de construção e paga sem a incidência de juros.

Por que comprar imóvel na planta é mais barato?

A compra de um imóvel na planta é uma excelente oportunidade. A sua principal característica é o valor significativamente mais baixo em relação às propriedades já finalizadas.

Na planta, a propriedade é bem mais barata e a razão disso é bem simples. Antes mesmo de iniciar um projeto, a construtora analisa o preço final do empreendimento e o custo total da construção. Porém, ela precisa de capital disponível para desenvolver o projeto. 

Nesse sentido, ao comprar uma propriedade na planta, é como se o comprador ajudasse a construtora a erguer a edificação, sendo uma parte fundamental no projeto.

Então, a construtora usa o valor obtido na entrada ou nos financiamentos para bancar uma parte dos custos da obra. Ao investir em uma construção antes de ela estar pronta, o comprador consegue pagar um valor bem menor.

Quais as vantagens de comprar um imóvel na planta?

Valorização

O imóvel na planta oferece muitas vantagens ao comprador, e uma delas é a valorização imobiliária. 

No momento da compra, o valor da propriedade é bem menor. Porém, ao ser finalizado, o apartamento ou casa recupera o seu valor de mercado e a sua valorização.

Essa valorização acontece porque todos os imprevistos de uma obra acabam quando a mesma é finalizada.

Preço mais acessível

Em comparação aos imóveis que já estão prontos, a propriedade na planta é bem mais acessível e oferece custos menores, ou seja, é a melhor opção para quem quer economizar sem perder a qualidade da sua casa ou apartamento. 

Personalização

Um dos benefícios do imóvel na planta é a sua personalização prévia, ou seja, durante a construção, o comprador pode escolher certos materiais do acabamento, como os azulejos, por exemplo. 

Dessa maneira, o comprador consegue aproximar o imóvel do seu gosto pessoal. E, dependendo da construtora responsável, ele pode indicar mudanças no projeto que melhor atendem às suas necessidades. 

A personalização prévia evita reformas muito custosas em um imóvel que já está pronto. 

Infraestrutura

Ao adquirir um imóvel na planta, o comprador encontra uma propriedade com instalações modernas e em condições muito melhores. 

Em caso de prédios, além da infraestrutura do apartamento em si, a edificação conta com sistemas hidráulicos e elétricos novos, materiais de ponta e um ótimo acabamento. 

Sendo assim, o comprador não precisa se preocupar com problemas como infiltrações, portões velhos e rachaduras nas paredes. 

Como adquirir imóvel na planta?

Adquirir um imóvel na planta consiste em comprar uma casa ou apartamento cuja construção ainda está em andamento. 

Na prática, os apartamentos costumam ser entregues de três a cinco anos depois da compra. Uma forma de adquirir o imóvel na planta é por meio do consórcio, que permite ao comprador um tempo maior para pagar as parcelas e a possibilidade de ser sorteado a qualquer momento. 

No caso do imóvel na planta, as regras seguem as mesmas. O consórcio permite a aquisição de um determinado bem descrito no contrato e acordado entre as duas partes. 

Além disso, é normal que o valor da carta de crédito seja superior ao valor da propriedade. O comprador pode usar uma parte do montante para as despesas ligadas à compra ou para quitar o resto das parcelas. 

Segundo uma pesquisa realizada pela assessoria econômica da ABAC, em 2022, a compra de imóveis residenciais urbanos foi a escolha de 52,6% dos consorciados contemplados. O levantamento identificou que a construção a partir da planta representou 3,9% dos consorciados.

Como comprar apartamento com consórcio de imóveis

No geral, as regras para comprar um apartamento com consórcio são as mesmas para outros tipos de imóveis. 

Assim, todos os participantes do grupo pagam parcelas mensais para criar um fundo comum. O tempo de duração do consórcio e o valor da carta são definidos previamente. 

Todos os meses, a administradora realiza um sorteio entre os integrantes do grupo, e a pessoa sorteada recebe a sua carta de crédito no valor estabelecido e pode comprar o seu apartamento.

Além disso, cada membro do consórcio pode fazer lances, que são antecipações do pagamento, para aumentar as chances de contemplação, o maior valor ganha a carta de crédito. 

Benefícios do consórcio de imóveis

O consórcio imobiliário oferece muitos benefícios para quem deseja comprar um imóvel. Além da isenção de juros, a modalidade não envolve nenhuma burocracia, já que todo processo é simples e fácil. 

Confira abaixo mais vantagens de entrar em um consórcio de imóveis:

  • Não precisa de um valor de entrada;
  • Flexibilidade no pagamento;
  • Permite o uso do FGTS;
  • Mensalidades mais acessíveis.

A Porto Vale Consórcios é uma empresa especializada em consórcios para compra de imóveis, carros, para reformas e estabelecimentos comerciais, entre muitos outros objetivos. Entre em contato com o nosso time de especialistas e faça uma simulação.

Outros artigos
Fundo do formulário

Faça já uma simulação