Porto Vale Consorcio

Porto Vale Consorcio
Artigos do consórcio
Tudo o que você precisa saber sobre o consórcio
Consórcio Porto

Parcelas reduzidas em 25%

Faça já uma simulação

8 coisas que você precisa saber antes de fazer um consórcio imobiliário

Blog - Padrão de imagem de destaque (1)

Sumário

Entenda as regras e os direitos do consorciado que faz um consórcio imobiliário para comprar a casa própria!

O consórcio imobiliário é uma excelente opção para quem deseja adquirir um imóvel de forma planejada e sem pagar juros. 

No entanto, antes de ingressar em um consórcio, é essencial estar ciente de alguns pontos importantes. 

Diferentemente do financiamento, o consórcio não tem diversas burocracias e impedimentos para você realizar os seus sonhos.

Pelo contrário, é uma das formas de investimento que mais cresce no Brasil, batendo uma série de recordes por vários motivos, entre eles a garantia de previsibilidade e segurança.

Confira abaixo 8 coisas que você precisa saber antes de fazer um consórcio imobiliário.

1 – Você precisa conhecer a reputação da administradora de consórcio

Antes de aderir a um consórcio, pesquise sobre a idoneidade da empresa administradora. 

Verifique se ela é autorizada pelos órgãos reguladores e se possui uma boa reputação no mercado.

Para isso, você pode conferir se ela é associada à ABAC – Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio.

Outra dica interessante é verificar as avaliações da empresa no Google, ler os comentários dos clientes e saber se eles estão satisfeitos com o serviço prestado.

Certamente, isso inclui todas as etapas, desde o atendimento até a contemplação. Quanto mais experiências de usuários você ler, melhor.

Além disso, vale checar as redes sociais da empresa, pois os clientes costumam fazer bastante comentários sobre a administradora. Eles podem servir para te dar mais segurança antes de contratar o consórcio imobiliário.

2 – Conheça suas finanças

Tenha um planejamento financeiro bem estruturado para garantir que terá condições de pagar as parcelas mensais do consórcio imobiliário.

Afinal de contas, este é um sonho decisivo e que costuma mudar definitivamente a vida das pessoas que sonham em ter uma casa própria.

Embora haja um contrato entre você e a empresa de consórcio, é fundamental o consorciado estar engajado em organizar o orçamento mensal para que as prestações não atrasem.

Com isso, ele tem chances reais de ser contemplado e o consórcio imobiliário pode apresentar resultados mais rapidamente.

Para tanto, se estiver com dificuldade de encaixar a parcela do seu consórcio imobiliário nas contas do mês, fale com um especialista em planejamento financeiro.

A Porto Vale Consórcio, maior revendedora de consórcios Porto Seguro do Brasil, está preparada para oferecer um atendimento personalizado.

3 – Saiba que a contemplação pode não ser imediata

Provavelmente, você já deve saber que o consórcio imobiliário é um projeto de médio e longo prazo.

Ou seja, o consórcio é uma forma de aquisição de bens e patrimônio que exige um pouco de paciência. 

Você pode ser contemplado logo nos primeiros meses ou precisar aguardar até o final do prazo estipulado em contrato.

A única certeza é de que, dentro do período do contrato, você será sorteado, assim como acontece com os outros membros do seu grupo de consórcio.

Neste caso, você precisa contar com a sorte para ser contemplado ou se planejar para oferecer um lance para acelerar o consórcio imobiliário. Entender a dinâmica do consórcio evita frustrações e permite que você faça melhor proveito da modalidade.

4 – Reajustes do consórcio imobiliário

Para manter o seu poder de compra mesmo com a inflação e outros fatores que podem interferir na alta de preços das casas e apartamentos, o consórcio imobiliário costuma sofrer reajuste pelo INCC.

O INCC é o Índice Nacional de Custo de Construção, o indicador usado para que o valor do consórcio imobiliário esteja sempre compatível com as opções de imóveis oferecidas pelas construtoras e empreiteiras.

O índice é um indicador utilizado para medir a variação de preços dos materiais de construção e da mão de obra na construção civil. 

Esse indicador é usado, principalmente, para reajustar contratos e orçamentos ligados à construção, como contratos de financiamento imobiliário, contratos de obras e serviços de engenharia, entre outros. Ele fará parte da sua jornada no consórcio imobiliário!

5 – Detalhes do contrato precisam ser esclarecidos

No consórcio imobiliário, assim como em qualquer outra negociação, você e a empresa estarão vinculados através de um contrato, onde ficam esclarecidos os compromissos de ambas as partes envolvidas.

Antes de assinar o contrato, leia atentamente todas as cláusulas e verifique se não há nenhuma informação que possa gerar dúvidas ou problemas futuros.

Geralmente, as principais dúvidas sobre o contrato de consórcio de imóveis se referem ao “cancelamento”, quando os consorciados sofrem com algum imprevisto financeiro.

Por isso, a recomendação é ler o contrato e perguntar ao setor de atendimento todas as informações sobre cancelamento, contemplação, índice de reajuste, lances e outras rotinas do consórcio imobiliário.

6 – Guarde dinheiro para o lance no consórcio de imóveis

A vontade de ser contemplado rapidamente no consórcio imobiliário é natural.

Afinal de contas, você pode escolher o apartamento ou a casa que deseja quando está com a carta de crédito disponível.

Uma maneira eficiente de dar mais agilidade é oferecer um lance no seu grupo de consórcio.

Para ter chances, é necessário que o lance seja de, pelo menos, 30% do valor da carta de crédito.

Logo, veja a simulação a seguir: para uma carta de crédito de R$ 200 mil, para ter chances no lance será necessário oferecer R$ 60 mil, aproximadamente.

O setor de atendimento da Porto Vale Consórcio ajuda a identificar o valor médio dos lances do seu grupo para atingir um valor mais realista, com verdadeiras chances de contemplação.

Desse modo, guarde essa informação: se deseja aumentar suas chances de ser contemplado mais rapidamente, é importante ter dinheiro para ofertar um lance nas assembleias do consórcio.

7 – Tenha um consultor próximo

O consultor de consórcio imobiliário da Porto Vale será o seu ponto de apoio no projeto da conquista de um apartamento ou uma casa.

Ele será responsável por tirar dúvidas, ajudar a escolher o consórcio que vai realmente atingir suas expectativas, orientar sobre lances, informar sobre índices de reajuste, ensinar a mexer no aplicativo e muito mais.

Por isso, é fundamental ter um consultor de confiança ao seu lado durante toda essa jornada.

8 – Escolha do consórcio ideal

Escolha um consórcio que atenda às suas expectativas. Pense que você não pode ficar restrito apenas ao valor da parcela, embora seja fundamental que ela se encaixe no seu custo mensal.

O valor total da carta deve corresponder ou ser muito próximo ao preço da casa ou apartamento que você pretende comprar com o consórcio imobiliário, para que a “diferença de preço” não seja inviável.

Além disso, com o plano de parcelas reduzidas até a contemplação que a Porto Vale oferece, você conseguirá encontrar o plano de consórcio de imóveis mais adequado para a sua realidade atual.

Fale com a equipe de consultores agora mesmo e receba mais informações!

Outros artigos
Fundo do formulário

Faça já uma simulação